
O Valente Tutti Frutti na câmara de Lisboa
Chama-se Rui Valente, é chefe de divisão na câmara de Lisboa numa posição fulcral e foi acusado de quatro crimes (dois de corrupção). Executivo diz que se mantém em funções e está a avaliar a situação.
Chama-se Rui Valente, é chefe de divisão na câmara de Lisboa numa posição fulcral e foi acusado de quatro crimes (dois de corrupção). Executivo diz que se mantém em funções e está a avaliar a situação.
Uma semana depois da saída da acusação do Ministério Público, eles não estão dispostos (para já) a renunciar.
Pedro Esteves é o novo diretor de comunicação do Governo. Discreto e empático, tudo passa por ele — até nomeações. Podia ter sido deputado, mas prefere os bastidores.
Nome apontado para encabeçar a lista do PSD para as europeias foi recebido com resistência por várias figuras do PSD Porto, como o ex-vice da autarquia Vladimiro Feliz e o líder da bancada municipal Miguel Côrte-Real.
Rio recentrou o PSD, Montenegro muda de estratégia e empurra-o para a direita. A missão é "ocupar o espaço não socialista", diz Leitão Amaro à SÁBADO. Sem miras à direita, as armas estão apontadas do PS à esquerda.
Davide Henrique Cruz, militante do PSD desde 1976, diz representar um grupo de vinte militantes.
A primeira reunião do Conselho Nacional depois de Rui Rio ter sido reeleito presidente dos sociais-democratas acontece em Évora e abordará uma coligação com os democratas-cristãos para as próximas eleições legislativas.
O universo eleitoral para as décimas eleições diretas do partido é de 45.973 militantes, aqueles que têm as quotas em dia para poder votar.
Sem maioria absoluta, o movimento do independente Rui Moreira e o PSD estabeleceram um acordo de governação e acordaram medidas para os próximos quatro anos de mandato.
Desde 2013, ano em que entrou em vigor a limitação de mandatos, que não havia tantas mexidas em câmaras municipais: 73. Évora foi o distrito com mais mudanças, Porto, Setúbal e Castelo Branco só tiveram uma. Veja o mapa com todas as autarquias que mudaram de poder.
... Azedo, Ferromau, Travanca, Borreicho, Calhau, Acabado, Sim Sim, Pertancho, Bogarim, Frasco, Natal e companhia (muita, a concorrência é forte) querem conquistar câmaras por esse País fora. Partem em desvantagem?
Partilham o primeiro nome, a formação na Escola Alemã, a área política e até alguns amigos. Mas o que Rui Rio e Rui Moreira têm em comum fica-se por aí.
Pedro Duarte, Alberto Lima e Luís Osório votaram a favor de uma moção apresentada pelo movimento de Rui Moreira para simplificar candidaturas independentes. Líder da bancada social-democrata admite que "poderão estar sujeitos" a um processo disciplinar.
Rui Rio demora a anunciar o candidato ao Porto. E há quem o pressione para uma coligação com Rui Moreira. Mas também já há um plano B para se tudo o resto falhar.
André Ventura teve no Porto o seu pior resultado nestas eleições presidenciais. Não só ficou em terceiro lugar como teve quase metade dos votos de Ana Gomes. Mas o que é que explica esta rejeição ao líder do Chega?
Rui Rio fez campanha com membros da etnia cigana. Agora, defende o acordo com o Chega nos Açores. “Foi uma desilusão”, diz social-democrata da comunidade cigana.