Sábado – Pense por si

O divórcio das nações

A ordem mundial está em colapso porque os EUA abdicaram de liderança global baseada no multilateralismo e passaram a preferir o jogo dos Grandes Poderes. A Europa passa a estar num triplo risco externo, entre a ameaça russa, a competição chinesa e a imprevisibilidade de Trump. Nos EUA, o "Plano" para tomar o poder ideológico teve modelo estruturado previamente. Morin, nas 16 lições expostas, em livro bem nos avisa: "O progresso material não é acompanhado por qualquer progresso moral".

Republicanos e democratas mantêm o braço de ferro com consequências sociais e económicas
Tiago Neto

Shutdown nos Estados Unidos já dura há um mês e crise não tem fim à vista

Impasse político entre republicanos e democratas provoca suspensão de salários, travagem de serviços estatais e perdas económicas avaliadas em milhares de milhões de dólares. É a segunda paralisação mais longa da história - a mais longa também é da presidência Trump - e estende-se aos Açores.

Marco Alves

Donald Trump caminha para ser um ditador?

Já respondeu a um jornalista que ia abusar do seu poder para se vingar, para ser “ditador, mas só no primeiro dia”. Crescem preocupações sobre as pessoas que o aconselham (especialmente de dois think tanks) e das medidas para alargar os poderes do Presidente.

Toque de entrada

Uma crush por Kamala

Reconheço, na diversidade de universidades em que os pais de Kamala foram docentes precários ao longo dos anos sessenta, o esforço de tantas famílias em equilibrar a estabilidade nas rotinas com a necessidade do rendimento que põe a comida sobre a mesa.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana