Tomahawks na Ucrânia? “Talvez amanhã”, diz Zelensky
O Presidente ucraniano esteve em Bruxelas para convencer os aliados a usarem ativos russos congelados no esforço de guerra da Ucrânia.
O Presidente ucraniano esteve em Bruxelas para convencer os aliados a usarem ativos russos congelados no esforço de guerra da Ucrânia.
Após várias incursões russas nos céus europeus Bruxelas propôs aos 27 países da UE a implementação de um "muro" antidrones.
Vinte anos depois de tomar posse como presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso relata os bastidores da sua escolha, recorda os tempos que passou em Bruxelas e coloca-se de lado na corrida à Presidência da República, que diz ser a maior honra que um português pode ter.
"O que nós queremos é ter conclusões mais curtas, porque não precisamos que cada Conselho [Europeu] discuta mais uma vez todos os problemas do mundo. Precisamos de concentrar cada Conselho [Europeu] numa mensagem política", salientou.
Questionado sobre eventuais recomendações, Charles Michel garante não precisar de "dar conselhos a António Costa", dado que "ele tem muita experiência ao nível nacional e ao nível europeu".
O ex-primeiro-ministro teve dificuldades em participar online numa conferência de imprensa, o que causou um momento caricato.
Ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel vai participar na reunião que decorre nesta quinta-feira e sexta-feira, e que tem como objetivo preparar a cimeira de julho.
Em causa estará o facto de "deputados do Parlamento Europeu terem sido pagos para promover a propaganda russa através do sítio web de notícias Voz da Europa".
O presidente da Ucrânia está a visitar países europeus chega esta terça-feira à tarde a Portugal, para se reunir com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O jornalista, da estação de Waregem, foi imediatamente suspenso, depois de ter brincado em direto com a tentativa de assassinato de Robert Fico e com a possibilidade de algo semelhante acontecer na Bélgica
A declaração da parceria inclui a promessa de que ambas as partes "continuarão a trabalhar no sentido de promover a democracia, as liberdades fundamentais e os direitos humanos, igualdade de género e igualdade de oportunidades".
O total de 50 mil milhões de euros do pacote de ajuda destina-se aos próximos quatro anos e está integrado nos orçamentos da UE, depois de no dia 1 de fevereiro os presidentes e primeiros-ministros dos 27 terem conseguido que o Governo da Hungria levantasse o seu veto ao plano, permitindo o acordo.
Protestos tiveram epicentro em França, mas já se alastraram a outros países, incluindo Portugal.
A edição europeia do Político comentava que Costa, a figura com maiores probabilidades entre os socialistas europeus de vir a ocupar um lugar de topo, "não foi considerado culpado de nada e ainda pode vir a reclamar um emprego em Bruxelas".
Pedro Sánchez admitiu esta segunda-feira que a Espanha pode reconhecer de forma unilateral a Palestina caso os restantes parceiros europeus não se decidam por um reconhecimento coordenado.
O companheiro de uma portuguesa que viveu em Pinhel, na Guarda, foi posto em prisão preventiva pelas autoridades francesas, por suspeitas de cumplicidade com Abdeslam Lassoued, o autor do atentado terrorista que matou duas pessoas em Bruxelas, no passado dia 16.