Novo sistema controlo de fronteiras com quase 11 mil entradas no primeiro dia
No primeiro dia de operação, Portugal destacou-se a nível europeu, com 10.774 passagens registadas, das quais 10.749 em fronteiras aéreas e 25 em fronteiras marítimas.
No primeiro dia de operação, Portugal destacou-se a nível europeu, com 10.774 passagens registadas, das quais 10.749 em fronteiras aéreas e 25 em fronteiras marítimas.
Entre as principais mudanças estão o "registo eletrónico de entradas e saídas dos viajantes, com indicação da data, hora e posto de fronteira" e a "recolha de dados biométricos (quatro impressões digitais e fotografia) na primeira entrada".
O exército ucraniano conseguiu expulsar as tropas russas da segunda maior cidade da Ucrânia e ainda gravou um vídeo a relatar a sua vitória em solo russo.
Da Polónia à Hungria, Eslováquia, Roménia, República Checa e Bulgária, o fluxo de pessoas não pára. A maioria encontra refúgio temporário em pavilhões desportivos e igrejas, mas não só.
Em nove dias, quatro dezenas de cidadãos indianos entraram no País ao requerer asilo por não poderem ficar nas zonas internacionais do aeroporto de Lisboa. Fonte do SEF explica que Portugal é só ponto de entrada: "70% vão para outros países".
Jovens chegaram à costa portuguesa "numa embarcação de pesca de boca aberta, com seis a sete metros" e fugiram depois para a zona das dunas, onde foram localizados pelos elementos da Polícia Marítima.
"As autoridades brasileiras não estão a proteger adequadamente as centenas de crianças e adolescentes desacompanhados", acusa a Human Rights Watch.
A ANA - Aeroportos de Portugal apela aos passageiros para que compareçam na infraestrutura mais cedo.
Foram sinalizados como vítimas de tráfico de pessoas, entre 2008 e o primeiro semestre deste ano, 120 menores, 73 dos quais raparigas e 47 rapazes.
Para assinalar o 30º aniversário da queda do Muro de Berlim, a SÁBADO lança uma edição especial dedicada a este evento histórico. Nas bancas a 12 de outubro.
As autoridades estavam em alerta desde que receberam informações de que Nero Saraiva poderia ter sobrevivido ao colapso do Estado Islâmico. O mais importante jihadista nacional está agora detido na Síria.
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras faz cronologia da manhã e garante que não se verificou atrasos da parte dos seus serviços.
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Cristina Gatões vai substituir Carlos Moreira, que foi nomeado para o cargo em 9 de outubro de 2017.
O Governo designou esta terça-feira Cristina Gatões para diretora nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), substituindo no cargo Carlos Moreira, que avançou com um pedido de exoneração "por motivos pessoais".
Inspetora substitui Carlos Moreira que avançou com um pedido de exoneração "por motivos pessoais".
Os trabalhadores do SEF do Aeroporto de Lisboa vão reunir-se esta segunda-feira de manhã. A ANA aconselha os viajantes para países fora da União Europeia a irem com mais tempo para o aeroporto.