134.º Aniversário Polícia Municipal de Lisboa
Na semana passada realizou-se mais um aniversário da Polícia Municipal de Lisboa, dissequemos em primeiro instância as suas origens e evolução histórica.
Na semana passada realizou-se mais um aniversário da Polícia Municipal de Lisboa, dissequemos em primeiro instância as suas origens e evolução histórica.
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.
Ventura lançou o líder da bancada municipal do Chega em Lisboa para a corrida autárquica na capital. Recusa integrar o executivo de Moedas, quer ter mais de 20% (apesar de estar longe disso nas sondagens) e defende a deportação de muçulmanos.
Amanhã e quarta-feira vai ser debatido na Assembleia da República o programa do segundo governo de Luís Montenegro. Controlar a imigração, redução dos impostos e resolver a crise da Habitação são algumas das prioridades.
Não há dúvidas que o documento merece um aplauso pelo esforço compilatório, e que os pontos que identifica são, em grande medida cruciais para a resposta securitária que queremos dar.
Pela primeira vez em muitos anos, vi a comunidade diplomática em Portugal colocar a segurança pública como problema maior. A ideia de um País idílico de tranquilidade pode desaparecer de um momento para o outro, e ninguém ganha com isso.
No discurso do 114.º aniversário da Implantação da República, o presidente da Câmara de Lisboa defendeu a necessidade existir "uma política de imigração que valoriza e traz dignidade a quem chega ao nosso País".
Foram identificados dois polícias, atualmente em funções na Polícia Municipal de Lisboa, que se crê estarem ligados ao negócio da exploração das mulheres para a prostituição.
Carlos Moedas ordenou que a Polícia Muncipal efetue detenções de suspeitos. À SÁBADO, o advogado Pedro Proença e o presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia, Paulo Santos, contestam a medida "ilegal", que poderá resultar em crimes de "abuso de poder" e "sequestro".
"Esse trabalho conjunto entre a PSP e a Polícia Municipal é essencial. Aquilo que eu peço é a classificação da lei", afirmou o presidente da Câmara de Lisboa.
Material, que incluia planos da polícia municipal em matéria de segurança para os Jogos Olímpicos, estava dentro de uma mala que pertencia a um engenheiro do departamento da Câmara Municipal de Paris.
Paulo Santos afirmou que nos últimos anos a PSP atravessa o problema de "falta de atratividade que se traduz em falta de candidatos".
Além do protesto marcado para dia 14, os polícias vão concentrar-se junto à residência oficial do primeiro-ministro em São Bento.
Desde 2018, a polícia tem verificado "uma subida do número de acidentes, bem como o aumento da gravidade" das vítimas.
Manuel Lage, comandante da Polícia Municipal de Sintra, está a ser alvo de uma série de reportagens do programa Investigação SÁBADO que mostram um clima de terror laboral na corporação, entre outras alegadas irregularidades. Autarquia presidida por Basílio Horta (PS) abriu inquérito, mas mantém Manuel Lage no cargo
Em causa, um suposto crime que nunca terá ocorrido e que terá sido forjado pelo comandante da Polícia Municipal de Sintra. Em Faro, o Ministério Público investiga um caso em que comandante dos bombeiros terá dado ordem à corporação para a piscina do clube de motas a que preside.