Sábado – Pense por si

Vanda Marques

Os desafios que o próximo Papa vai enfrentar

A popularidade de Francisco será muito difícil de ultrapassar. O próximo líder terá de continuar a modernização e a ter influência geopolítica, mas o escândalo da pedofilia “será sempre um fantasma”.

O seguro enganou-me?

O artigo de capa desta semana explica como evitar problemas com os seguros. Descubra ainda que há mais casos do Chega com a Justiça, além das malas roubadas e da pedofilia.

A Lagartixa e o Jacaré

O Chega chega para ficar

O nacionalismo serve para fechar as fronteiras aos não portugueses, brancos, a defesa da “família tradicional” para atacar as mulheres e a comunidade LGBTQ+. Da causa e da guerra cultural, patrocinando anátemas e políticas, passam para o corpo, com a castração química como forma de combater a pedofilia, e a prisão perpétua e a pena de morte para sancionar o crime. Todas estas propostas foram ou são património do Chega, mesmo que algumas sejam convenientemente esquecidas em períodos eleitorais.

Paulo Barriga

A pedofilia na Igreja segundo o Estado Novo

No tempo de Salazar a pedofilia era tabu. E quando os abusos envolviam ministros da Igreja o mais certo era a vítima ir parar à prisão. E o agressor ser indemnizado.

Marco Alves

Censura: a grande máquina do Estado Novo

A censura não foi apenas política. “Mostrava” também um país sem corrupção, pedofilia ou suicídios. Nem a sexualidade “existia”. Materiais do Arquivo Ephemera, de Pacheco Pereria, vão estar em exposição em Lisboa.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)