Portimão, Barreiro e Abrantes com urgências fechadas em ginecologia e obstetrícia
De acordo com a informação divulgada no portal do Serviço Nacional de Saúde.
De acordo com a informação divulgada no portal do Serviço Nacional de Saúde.
Os dados disponibilizados, relativos às escalas, mostram que estão abertos no sábado 126 serviços de urgência em todo o país e 127 no domingo.
Há quem passe a noite de 24 na pediatria de um hospital a fazer voluntariado, os que trocam a casa por um hotel, para "simplificar", e os que fazem várias consoadas
Criança ia ser entregue a uma família de acolhimento.
Criança encontra-se estável, estando a receber acompanhamento médico, de acordo com o serviço de pediatria do hospital.
Ruairí, de três meses, foi diagnosticado com encefalite viral e recebeu tratamento no departamento de pediatria do Hospital de Faro. Os pais quiseram retribuir o cuidado e angariaram mais de €5 mil.
As urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Barreiro e Aveiro estão fechadas sábado e domingo, assim como a de Pediatria de Vila Franca de Xira. No sábado, estão também encerradas as urgências de Obstetrícia e Ginecologia de Setúbal e das Caldas da Rainha e no domingo no Garcia da Orta.
Esta sexta-feira estão encerradas quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia: Almada (Garcia de Orta), Setúbal, Vila Franca de Xira e Abrantes.
Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão e final de ano, e fins de semana prolongados.
A Direção Executiva do SNS apela à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactem a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.
Maioria dos serviços de urgência encerrados são de obstetrícia e ginecologia.
"Rejeito, de forma categórica, qualquer interferência pessoal ou política, por iniciativa própria ou a pedido", afirmou o antigo secretário de Estado.
"A origem das doentes não é determinante para a decisão clínica", referiu o ex-diretor clínico do Hospital Santa Maria na comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras.
Proíbem a captação de imagens dos filhos em momentos festivos, temendo que cheguem às redes sociais. Professores pedem que reconsiderem, psicólogos alertam para os efeitos de exclusão nos alunos visados e especialistas em segurança digital sugerem que estes apareçam, mas de costas.
Diretora do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria diz que o então secretário de Estado a contactou "primeiro por telefone e depois por email".
De acordo com o relatório da IGAS sobre este caso, foi Carla Silva, secretária do então secretário de Estado, quem contactou o Hospital de Santa Maria para marcar a consulta das gémeas - uma informação já negada por Lacerda Sales.