A Defesa indefensável
Sim, temos de aumentar o investimento na Defesa. Mas é bom ter cuidado com os consensos de regime. Há muito Diabo nestes detalhes.
Sim, temos de aumentar o investimento na Defesa. Mas é bom ter cuidado com os consensos de regime. Há muito Diabo nestes detalhes.
João Paulino, o autor confesso do furto, foi condenado a oito anos. João Pais foi sentenciado a cinco anos de prisão efetiva e Hugo Santos, a sete anos e seis meses.
A operação ucraniana em solo russo tem pelo menos 10 causas, ou objetivos, e consequências directas. Sem exagerar nem minimizar, quais são?
Em março de 1991, um ano antes de morrer de cancro, o capitão que liderou no terreno o derrube do Estado Novo deu uma longa entrevista à Universidade de Coimbra em que recordou os preparativos, os bastidores, os imprevistos e peripécias do 25 de Abril de 1974.
Juízes desembargadores consideram que juiz da primeira instância omitiu pareceres necessários e que as provas obtidas por meio de metadados são nulas.
Novo Regime Jurídico dos Explosivos e Substâncias Perigosas aprovado esta quinta-feira.
Haverá um fio condutor em vários incidentes de sabotagem na infraestrutura crítica da Europa, desde que começou a invasão da Ucrânia, em 2014? Está em curso uma guerra clandestina?
Entrámos numa nova fase da guerra contra a Ucrânia. Época esperançosa para alguns, ruinosa para outros, mas sobretudo preocupante para todos. Não é possível voltar atrás. Mas “ir para a frente” tem demasiados significados.
Primeira de uma série de lições preliminares sobre a invasão da Ucrânia, pelos olhos dos militares, do operacional coberto de lama ao estratega longínquo e ao comandante próximo. Hoje, a guerra em terra.
O apoio meramente simbólico de Portugal à Ucrânia não se deve só à pobreza do nosso orçamento ou à irrelevância do nosso estatuto europeu. Afinal, de que lado está o Governo?
Com receio de uma invasão da URSS, a República Federal Alemã assinou com Portugal uma série de acordos secretos para criar, em Beja, uma base de retaguarda para as forças alemãs. Graças a isso, Salazar conseguiu suportar o esforço de guerra em três frentes no Ultramar.
Azeredo Lopes foi ilibado de todos os crimes a que tinha sido condenado, enquanto João Paulino foi condenado a 8 anos de prisão. Vários condenados vão interpor recurso.
Em 2017, deu-se o furto das armas do paiol de Tancos, seguido da recuperação do armamento meses depois. Antigo ministro Azeredo Lopes, o antigo diretor da Polícia Judiciária Militar (PJM) Luís Vieira e o ex-porta-voz desta instituição militar Vasco Brazão encontram-se entre os 23 arguidos.
Com esta decisão, fica sem efeito a leitura do acórdão, inicialmente agendada para 11 de outubro. No julgamento, com 23 arguidos, está em causa está um conjunto de crimes que vão desde terrorismo, associação criminosa, denegação de justiça e prevaricação.
A cerca de um mês das eleições autárquicas, a Judiciária prendeu um sujeito que se fazia passar por político, pedindo dinheiro a empresários a troco de futuras decisões favoráveis. Até aqui, tudo bem. O problema é que muitos aceitaram pagar.
O processo do furto e recuperação das armas do paiol de Tancos envolve 23 arguidos, incluindo o ex-ministro Azeredo Lopes.