
O circuito da (boa) madeira ardida
A madeira queimada em incêndios entra na indústria e está em muito do que consumimos. Quem está no setor explica que aproveitá-la é imperativo, dada a falta de madeira verde.
A madeira queimada em incêndios entra na indústria e está em muito do que consumimos. Quem está no setor explica que aproveitá-la é imperativo, dada a falta de madeira verde.
Os moradores de uma pequena vila da província de Ourense, na comunidade autónoma espanhola da Galiza, ajudaram os bombeiros no combate a um incêndio florestal com vários focos.
Moradores de Ourense utilizam baldes de água e ramos para auxiliar bombeiros no combate às chamas que devastam a região. A comunhão entre cidadãos e equipas de emergência intensifica os esforços num dos incêndios mais graves deste verão.
Dezenas de pessoas ficaram feridas, entre elas estão quatro bombeiros.
Ghennadie Flocea já liderou esquemas de tráfico de droga, tráfico humano, falsificação de cigarros e é mesmo suspeito de um homicídio. Foi detido em Sintra, ontem.
Cidadão estrangeiro, de 50 anos, já tinha sido condenado a 18 anos de prisão por sequestro e extorsão.
As buscas estão centradas no Alto Minho, mas estendem-se a outras regiões de Portugal, em armazéns onde se encontram guardadas ou em construção lanchas rápidas utilizadas no tráfico de droga.
O polvo “à feira”, a receita mais famosa para degustar este cefalópode, na localidade galega de O Carballiño.
A Polícia Judiciária esteve quase dois anos à espera que um grupo de empresários e pescadores fizesse um transporte de droga. Os suspeitos falharam várias ações e até tiveram de afundar um barco – foram salvos pela Força Aérea - para disfarçar uma ação mal feita que os colocou sob pressão de narcotraficantes espanhóis, colombianos, marroquinos e sérvios. No fim, o suspeito nº1 português não foi detido.
Frey morreu em Nova Iorque, aos 62 anos. Tinha fortes relações com o meio cinematográfico e teatral português.
Tem comida, natureza, arquitetura e história. Ainda por cima a preços acessíveis. Das praias de água cristalina da Galiza, à arquitetura de Castela e Leão, passando pelo vinho da Extremadura e pelos petiscos da Andaluzia.
A protecção civil alertara para o risco que se concretizou este domingo. Pouco antes das 14h, havia 22 incêndios rurais, que mobilizavam 398 operacionais, 115 viaturas e sete meios aéreos. O fogo em Proença-a-Nova é para já o que suscita maiores preocupações.
Fogo já queimou 40 hectares.
O fogo, na freguesia de San Xes de Vilariño, está a ser combatido por dois agentes florestais e quatro brigadas, com recurso a quatro motobombas.
Os oito detidos têm nacionalidades espanhola, equatoriana e colombiana.
Nacionalidade dos detidos é desconhecida.