João Garrido, antigo jogador do Benfica, morre aos 94 anos
Polivalente atacante chegou às águias em 1954-55.
Polivalente atacante chegou às águias em 1954-55.
Nasceu no Porto, mas ficou benfiquista ao ver as finais da Taça dos Campeões dos anos 60. Jogou 14 épocas nas águias, foi selecionador e vice-presidente da Federação. Entre as muitas histórias que contou, destaca-se a do avô que, no estádio das Antas, queria entrar no relvado para discutir com o árbitro que o expulsou.
Com o jogo deste domingo, será a nona vez que águias e leões se defrontam na partida decisiva da prova-rainha, com os encarnados em vantagem: ganharam seis. Fomos à procura de curiosidades e figuras destes jogos, desde o primeiro frente a frente, com um hat-trick de Rogério Pipi, o jogador com mais golos nas finais, até ao bis de João Vieira Pinto, no tristemente célebre dia em que um adepto foi morto por um very light.
Os últimos seis títulos do Benfica tiveram dedo português, com destaque para Jorge Jesus e Rui Vitória. Se Roger Schmidt festejar hoje, sucede ao italiano Trapattoni, que tinha sido o último estrangeiro a ganhar, em 2004, já lá vão 19 anos. Mas os encarnados têm uma grande tradição de treinadores estrangeiros campeões. Afinal, o primeiro técnico português a triunfar em exclusivo só o seria em 1976. Descubra quem foi.
O treinador espanhol vai ser apresentado esta segunda-feira, 9, na cidade do futebol e deverá assinar contrato até 2026, tornando-se assim o terceiro selecionador estrangeiro da seleção das quinas depois de Otto Glória e Luiz Felipe Scolari.
Rogério Lantres de Carvalho foi um dos melhores avançados portugueses dos anos 1940 e 1950.
Os “encarnados” venceram o Santa Clara e festejaram em total apoteose o 37 título nacional. Mas os adeptos do clube da Luz já lançaram o desafio e estão a pensar no bicampeonato.
Apesar de ter sido despedido, quando seguia no quarto lugar, a sete pontos do FC Porto, dois do Sporting e um do Sporting de Braga, Rui Vitória entra diretamente para o segundo lugar do 'ranking' dos treinadores com mais campeonatos lusos.
Só por uma vez é que o segundo classificado rouba o título ao líder na última jornada: em 1955, culpa de um golo do sportinguista João Martins nas Salésias (2-2 ao Belenenses) a garantir o campeonato ao Benfica do revolucionário Otto Glória.
Benfica e Porto partem para a última batalha do campeonato separados por 2 pontos. Último líder a perder o título na última jornada foi o Belenenses, há 64 anos.
Enterrado no cemitério de São Brissos, em Montemor-o-Novo, o treinador húngaro é o único a ganhar o clássico no Porto pelas duas equipas (FC Porto em 1944, Benfica em 1948).
O primeiro ordenado no Benfica, o momento mais difícil da sua vida, a alcunha de rato Mickey, a proibição de ir para o Boca Juniors ou a maldição de Bella Guttmann são alguns dos aspectos de que António Simões fala nesta mega-entrevista à SÁBADO.
Com a saída de Rui Vitória, esta quinta-feira confirmada, esta é a terceira vez que Luís Filipe Vieira troca de treinador a meio de uma temporada, desde que é presidente dos encarnados (2003)
Luís Filipe Vieira remou sozinho contra a maioria e optou por manter Rui Vitória.
Comunicado explica todos os pedidos feitos pela SAD aos tribunais