
De romances a thrillers: 17 livros para ler este verão
A redação da SÁBADO (a que não está a banhos) sugere-lhe livros para ler quando não estiver a dar mergulhos, a renovar o protetor solar ou a comer uma bola de Berlim.
A redação da SÁBADO (a que não está a banhos) sugere-lhe livros para ler quando não estiver a dar mergulhos, a renovar o protetor solar ou a comer uma bola de Berlim.
O avô fundou o IPO de Lisboa, o pai e o irmão eram médicos – mas a Medicina nunca foi uma certeza. Criou o primeiro serviço de Pediatria Oncológica, separou sete pares de gémeos siameses e foi aos Jogos Olímpicos, em 1960.
Da edição à comercialização, há novas propostas literárias a dar alento a uma comunidade de leitores atenta a narrativas diversas e consumos sustentáveis. Fomos conhecer alguns desses projetos.
Oliveira, que editou com a Antígona obras de pendor progressista e anti-capitalista por quase meio século, tinha 85 anos.
São já sete os livros de Chris Haughton publicados em Portugal. Falámos com o escritor e ilustrador sobre a arte de contar histórias com animais, em livros para pais mostrarem e lerem aos filhos.
Se a AD pensava que o líder do Chega ia fazer o trabalho sujo e levar o socialista consigo para a lama, correu mal.
Nesta primavera especialmente quente, que convida a idas à praia – e a leituras na praia –, encontrámos cinco boas novidades literárias. Entre a ficção e a não ficção, há opções para vários gostos.
Durante um mês, não se pôde vender livros cara a cara em Portugal. O governo permitiu algumas exceções, mas a proibição afetou gravemente todo o setor e há queixas de que as novas regras prejudicam as pequenas livrarias.
Depois de um período de seca editorial, muitas editoras começam a lançar alguns livros que tinham ficado por lançar. Os livros infantis não ficaram de fora.
Os caminhos do ativismo são diversos, como provam as 12 obras que aqui propomos, todas elas recentes e - sejam ensaios ou romances - norteadas por ideais feministas.
Há obras de ficção e não ficção, poesia, conto ou ensaio. Dulce Maria Cardoso, James Baldwin, Salman Rushdie, João Tordo, Adília Lopes, David Lynch (na foto) são alguns dos autores em destaque
Com a ajuda de livros infantis, a SÁBADO conversou com miúdos entre os 7 e os 10 anos sobre homossexualidade, adopção e sexo
O livro reúne textos de vários autores e será lançado a 10 de Abril durante as comemorações do centenário da conferência futurista que Almada deu em 1917
A tradução de Luís Leitão oferece a crueza, a velocidade e a frontalidade necessárias para o vigor e a virilidade do texto
Já foram anunciados os vencedores dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada 2016, galardão com cunho da Amadora BD
Parece que não consegue levar mais nada para as férias, mas tem de arranjar espaço para estes seis livros infanto-juvenis