
A SÁBADO é todos os dias: A nova lei da violência obstétrica e o aumento dos pedidos de ajuda para entregar o IRS
Newsletter de terça-feira
Newsletter de terça-feira
Valores mais reduzidos no reembolso ou a necessidade de pagar imposto levaram milhares de portugueses a recorrer a contabilistas antes de entregarem o imposto este ano.
Duarte chegou cedo, como sempre. Gostava de respirar a atmosfera do tribunal antes do início dos trabalhos, de sentir o peso da justiça nas paredes modernas mas solenes. No átrio principal, onde uma escultura abstrata em aço simbolizava o equilíbrio da balança da justiça, cruzou-se com Joana Ribeiro.
O reembolso do IRS estar mais reduzido ou a possibilidade de haver imposto a pagar está a levar mais pessoas a procurar a ajuda, admite bastonária.
"Se for um jovem que já tem encargos, como renda ou empréstimo de casa, opta por reduzir a retenção. Os que estão em casa dos pais optam mais por reter IRS normalmente e receber reembolso no fim", aponta bastonária da Ordem dos Contabilistas.
O suspeito estava a aproximadamente 15 metros de distância, movendo-se a uma velocidade que calculei ser de 5 km/h, enquanto eu, com os meus sapatos de salto número 37 da Seaside, comprados em saldos, conseguia manter no máximo 4 km/h."
As alterações "permitem, por exemplo, a emissão na mesma fatura de uma operação sujeita a IVA e outra isenta/não sujeita, como sucede no caso do alojamento local e a cobrança da taxa turística associada, situação que não encontrava resposta na anterior versão".
Governo decidiu avançar já com as novas tabelas de retenção na fonte.
A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados alertou para se evitarem os primeiros e últimos dias do prazo, já que um 'pico' de acessos ao Portal das Finanças pode dificultar o processo.
O alerta é da bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, que diz que há casos já em tribunal.
Ativistas pediram a demissão do ministro da Economia, que se encontrava no edifício. A PSP está no local a fazer uma barreira.
A cobrança de impostos diretos representou globalmente 38% das receitas cobradas pelas câmaras.
Contabilistas pedem mais tempo mas garantem que não existe "abertura do Governo para um novo alargamento do prazo".
Contribuintes que deixaram resvalar o prazo de entrega do IRS receberam coimas que, segundo a Ordem dos Contabilistas Certificados, violam a lei. Isto porque a AT se atrasou a disponibilizar os formulários para declarar os rendimentos e até 26 de julho não podia haver multas.
As notificações que visaram contribuintes com a situação regularizada -- seja porque já tinham pago o IUC seja porque estavam a beneficiar da suspensão do prazo de pagamento, ao abrigo das férias fiscais -- serão anuladas.
A convicção de Paulo Soares Pinho, da Nova SBE, é partilhada por vários especialistas. As moratórias e linhas de financiamento, que foram cruciais para mitigar a crise, têm risco claro para o erário público.