
Temperatura máxima volta a subir no fim de semana e pode chegar aos 43°C
Valores mais elevados serão registados no interior das regiões Norte e Centro, indica o IPMA.
Valores mais elevados serão registados no interior das regiões Norte e Centro, indica o IPMA.
Com 86 anos, diz que escrever e pensar o mundo não é uma profissão, mas uma forma de viver. E que as alterações climáticas vão originar uma revolução no pensamento
Portugal continental está desde domingo em situação de alerta devido ao elevado risco de incêndio, uma situação que se manterá, pelo menos, até quinta-feira.
Portugal continental está desde domingo em situação de alerta devido ao elevado risco de incêndio, uma situação que se manterá, pelo menos, até quinta-feira.
No interior do Alentejo, vale do Tejo e parte mais interior do vale do Douro, as temperaturas máximas deverão atingir valores entre 41 e 44 graus Celsius.
"Vêm aí tempos difíceis", o porta-voz do Departamento de Bombeiros, Vasilis Vathrakoyannis, após indicar que as condições climáticas, marcadas por altas temperaturas, seca e ventos fortes, continuarão nos próximos dias.
Ativistas deixaram uma cruz por cada morte "excessiva" que a DGS atribui à onda de calor que assolou o País entre finais de junho e inícios de julho.
Um estudo europeu, publicado na revisa científica "Scientific Reports" (do grupo "Nature") analisou mais de 1,7 milhões de "tweets", em português, espanhol e inglês, concluindo que a raiva, a tristeza e a ironia dominam as publicações "online" relacionadas com as alterações climáticas.
Newsletter de sexta-feira
Novo estudo do Imperial College de Londres analisou as consequências das temperaturas extremas no final de junho. Cerca de 88% das vítimas mortais têm mais de 65 anos. Só em Lisboa morreram 92.
As temperaturas ultrapassaram regularmente 40 graus Celsius (ºC) em vários países e atingiram 46°C em Espanha e Portugal.
Os óbitos em excesso verificaram-se entre 28 de junho e os primeiros dias de julho e mais de 70% do excesso de mortalidade ocorreu no grupo etário com 85 ou mais anos.
A ministra da Transição Ecológica salientou em conferência de imprensa que os bombeiros tiveram de intervir para prestar assistência de emergência a cerca de 300 pessoas.
Na segunda-feira um homem que trabalhava na construção civil em Itália acabou por morrer depois de desmaiar enquanto trabalhava numa obra. Os internamentos em unidades de emergência hospitalares no país aumentaram nos últimos dias, maioritariamente devido a pacientes idosos que sofriam de desidratação.
Às 06h00 desta segunda-feira encontravam-se no terreno 138 operacionais e 47 veículos.
Devido à onda de calor que está a atingir o país, o IPMA colocou sete distritos do continente em aviso vermelho, nomeadamente Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre.