
Partos em casa estão a aumentar e não são seguros, diz ministra da Saúde
Em declarações na Comissão Parlamentar de Saúde, Ana Paula Martins disse que este ano foram registados cerca de 50 partos em ambiente extra-hospitalar.
Em declarações na Comissão Parlamentar de Saúde, Ana Paula Martins disse que este ano foram registados cerca de 50 partos em ambiente extra-hospitalar.
Carlos Cortes afirmou que esta situação revela "as enormes dificuldades" e "as falhas permanentes" do ministério e da Direção Executiva do SNS (DE-SNS) em resolver a situação.
A falha informática de segunda-feira passada afetou as cirurgias e consultas programadas.
As escalas indicam que as urgências de Ginecologia e Obstetrícia dos hospitais Garcia de Orta, em Almada (Setúbal) e Infante Dom Pedro, em Aveiro, vão estar encerradas no sábado e no domingo.
Ordem dos Enfermeiros defende medida como solução para os problemas do fecho de urgências e dizem que Ana Paula Martins se mostrou"recetiva", mas os médicos dizem que garantiu não querer novos edifícios. À SÁBADO tutela refere apenas não ter tomado nenhuma decisão.
Matilde e a mãe, Diana, estão bem de saúde. Este ano já houve perto de 50 partos em ambulâncias, o dobro do registado em todo o 2024.
Estão encerradas a urgência de Obstetrícia do Hospital de Portimão, a Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Nossa Senhora do Rosário, a urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Infante Dom Pedro, e a urgência do Hospital Garcia de Orta.
As urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Barreiro e Aveiro estão fechadas sábado e domingo, assim como a de Pediatria de Vila Franca de Xira. No sábado, estão também encerradas as urgências de Obstetrícia e Ginecologia de Setúbal e das Caldas da Rainha e no domingo no Garcia da Orta.
No feriado (sexta-feira) vão estar encerradas as urgências de Ginecologia e Obstetrícia dos hospitais Garcia de Orta (Almada), São Bernardo (Setúbal), Vila Franca de Xira, Santarém, Caldas da Rainha e Santo André (Leiria).
Tanto o Presidente como o primeiro-ministro se encontram a gozar férias no Algarve.
Sindicatos elencam falta de investimento no Sistema Nacional de Saúde como principal problema, e acusam Governo de "falta de vontade política" para com o setor público.
Os hospitais estão a pagar €60/hora a prestadores de serviços, quando os obstetras do SNS ganham, em média, €12. Ordem dos Médicos fala em “injustiça”.
Cinco serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e sete no domingo.
No sábado, estiveram fechadas cinco urgências de ginecologia e obstetrícia.
Esta sexta-feira estão encerradas quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia: Almada (Garcia de Orta), Setúbal, Vila Franca de Xira e Abrantes.
Foram dois meses de trabalho intenso para os deputados que vão agora de férias. Mas que dossiers passam para a próxima sessão legislativa?