Nuno Portas: "O Ser Urbano", uma vida dedicada à arquitetura, urbanismo e serviço público
Nuno Rodrigo Martins Portas, uma das figuras de referência na cultura portuguesa, nasceu em 23 de setembro de 1934, em São Bartolomeu e morreu este domingo.
Nuno Rodrigo Martins Portas, uma das figuras de referência na cultura portuguesa, nasceu em 23 de setembro de 1934, em São Bartolomeu e morreu este domingo.
Privaram com a família real britânica e com Salazar – de quem um deles foi ministro. Foram acionistas da Fidelidade, administradores do BES e do Banco de Portugal. Mas também houve um arquiteto rebelde, preso pela PIDE.
A economista já escreveu dezenas de livros. Pensar, Olhar, Viver é o mais recente e está no top. Mãe dos antigos políticos Miguel e Paulo Portas confessa sentir-se ansiosa com a situação do País.
"Há nas relações entre estes indivíduos – tudo rapazes finos e sérios – assunto para discorrer bastante". Segunda parte do ensaio de João Pedro George sobre algumas ligações na Cultura portuguesa.
Defendeu presos políticos como o comunista Domingos Abrantes. Spínola considerou-o um perigoso esquerdista e o embaixador dos EUA Carlucci descreveu-o como “fala-barato”. Enfureceu várias vezes Soares e avançou para a câmara de Lisboa quando ninguém no PS queria.
A mulher, filhos, camaradas de partido e amigos de uma vida foram sempre uma parte essencial no processo de decisão do Presidente da República. Mas as decisões eram tomadas sozinho.
Ao longo de 81 anos, Jorge Sampaio deixou-se influenciar pelas mais diversas figuras de Xanana a Martin Luther King. Mas também houve quem não se tivesse rendido aos seus encantos como Santana Lopes, com quem sempre teve uma relação difícil.
O vereador do Urbanismo que anunciou a saída era o homem com mais poder na Câmara de Lisboa.
O arquiteto, que participou na reabilitação dos Paços do Concelho de Lisboa, e foi responsável pela renovação do Museu Nacional de Arte Antiga, foi vítima de várias complicações de saúde.
Odiava o nome que a área recebeu, mas não fosse ele e não existiria aquela zona de Lisboa como hoje existe.
Traiu Mário Soares, deixou cair Vítor Constâncio e derrubou Jorge Sampaio. Há 25 anos, o homem que é hoje aclamado como líder das Nações Unidas não olhou a meios para mandar no partido
Estudou Economia porque o pai não a quis em Medicina a ver nus. Foi jornalista e professora universitária e é mãe de Miguel e Paulo Portas
A Fundação Gulbenkian, em Lisboa, organizou uma exposição antológica do pintor português. É inaugurada no sábado, 9 de Julho
Celebração decorreu numa exposição em Paris.
Nuno Teotónio Pereira morreu esta quarta-feira, a poucos dias de fazer 94 anos. Recuperamos aqui um artigo publicado em Abril de 2015