Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

As sagas de quem fugiu de Angola há 50 anos

Partiram em colunas de mil carros, com bebés e crianças, atravessando a guerra e a natureza hostil. Saíram de traineira para a Namíbia e para Portugal. Penaram durante meses em campos de refugiados. Meio século depois contam o que viveram como se tivesse sido ontem.

6
Gonçalo Correia

Coala Festival: que novo festival é este?

Um dos festivais com mais pinta do Brasil chega a Portugal este fim de semana. Quer ser a grande festa da canção em língua portuguesa - a antiga e a nova, a clássica e a moderna.

Carlos de Matos Gomes

A guerra acabou a 25 de abril?

A guerra colonial terminou com a revolução, como acabaram de facto, mesmo sem decreto, a censura, a PIDE/DGS, os tribunais plenários ou a Ação Nacional Popular. Os incidentes que ocorreram depois foram consequência não da guerra mas da opção do regime de Salazar e de Marcelo Caetano em manter um domínio colonial contra as circunstâncias determinantes dos tempos da História.

Ana Taborda

As grandes fortunas das antigas colónias

Tiveram os maiores barcos de Angola, fizeram corridas de carros em Jaguares, mandaram erguer igrejas com santos e bispos vindos da metrópole, a mesma metrópole de onde chegaram a enviar governantas para casas com ares condicionados instalados por portugueses. Na África de todas as oportunidades, alguns montaram negócios nunca vistos – como os pioneiros da cerveja e do whisky local –, outros enriqueceram com algodão, fazendas de gado e abacaxi ou conservas de atum.

As fortunas das ex-colónias

Para chegar às histórias dos empresários portugueses que enriqueceram nas ex-colónias, Ana Taborda fez dezenas de contactos. Numa das conversas, houve um episódio caricato: a cadeira em que estava sentada partiu-se e a repórter caiu. Fomos ainda às gravações do concurso Taskmaster e entrevistamos o futebolista Diogo Leite em Berlim.

Rita Bertrand

Arte e Antiguidades de volta a Lisboa

De 16 a 20 de novembro realiza-se em Lisboa a terceira edição da Feira de Outono – Arte & Antiguidades, na Sociedade Nacional de Belas Artes.

Tintim no Brasil

Hoje, uma época eivada de cinismo e pragmatismo, repórteres como Tintim ou Robert Mitchum seriam considerados ingénuos, uns tolos idealistas que se julgam incorruptíveis e têm a pretensão de conseguir escapar à manipulação e às iniciativas de sedução ou anexação dos donos do dinheiro.

Sebastião Almeida

Na Zona J, os jovens do bairro não têm medo de mostrar como vêem o seu mundo

'Olhares (J)enuínos mostra, a partir de 20 de novembro, o trabalho fotográfico desenvolvido por 11 jovens da Zona J, em Chelas. O fotógrafo Gonçalo Fonseca e a psicóloga clínica Laura Vasconcelos, que coordenaram o projeto 'Pelos Teus Olhos', quiseram dotá-los das ferramentas "para criarem narrativas visuais e promoverem a sua saúde mental".

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente