Sábado – Pense por si

Cuidados intensivos

Cavaleiros sem cabeça

Nos velórios, já vi de tudo: choros falsos, anedotas escabrosas, até cenas de pugilato entre herdeiros. Mas nunca tinha visto familiares próximos, no sentido político da coisa, a despacharem o cadáver como se nem o conhecessem. Em 24 horas, o "pedronunismo" estava reduzido ao "nuncanunismo".

Um opiáceo chamado trigo

Cultivado e manipulado para matar a fome, o trigo promove a sensação de fome, levando a uma maior ingestão de alimentos, mesmo quando não necessários, aumentando o risco da obesidade e de toda uma panóplia de enfermidades associadas.

Lusa

Arquiteto japonês Riken Yamamoto vence prémio Pritzker 2024

"Yamamoto desenvolve uma nova linguagem arquitetónica que não se limita a criar espaços para as famílias viverem, mas cria comunidades para as famílias viverem juntas", disse Tom Pritzker, presidente da Fundação Hyatt, que patrocina o prémio.

Paulo Vila

Na empresa de José Teixeira há botox grátis... e um Vhils

Começou a trabalhar aos 6 anos e hoje, aos 63, lidera uma empresa com 2.700 trabalhadores – incluindo um que passa os dias a tratar de uma burra. Na DST há 2 mil obras de arte e uma natalidade que é o dobro da média nacional.

O moralista

O élan de Elon

Elon Musk começou a ganhar dinheiro aos 12 – 500 dólares, com o programa que criou de um videojogo –, aos 16 já era exímio a apostar na Bolsa e, logo que pôde, fugiu da África do Sul para escapar à tropa.

O moralista

A húbris é uma cabra

Quem sufocou Fernando Medina no Tejo não foi Carlos Moedas, foi a húbris. A húbris da boquinha sobranceira de Medina, do urbanismo predatório oposto aos ideais que diz adoçarem-lhe os lábios, da “mobilidade alternativa” para inglês ver, da habitação jovem por entregar.

O moralista

À procura de Tuesday Weld

Antes de completar os 13, Tuesday, de rosto núbil digno de um Rafael, mas capaz das sugestões perversas de Goya, era alcoólica, sofrera um esgotamento nervoso e ensaiara o suicídio. Safou-se, mas a sobrevivência tornou-a mais irrequieta.

Eduardo Pitta

Seis bons livros, só uma ficção

Nesta seleção de novidades literárias, o crítico privilegia os ensaios e os relatos biográficos, mas destaca também o romance da israelita Zeruya Shalev, O Que Resta da Nossa Vida.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)