Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
28 de maio de 2025 às 23:00

Cavaleiros sem cabeça

Nos velórios, já vi de tudo: choros falsos, anedotas escabrosas, até cenas de pugilato entre herdeiros. Mas nunca tinha visto familiares próximos, no sentido político da coisa, a despacharem o cadáver como se nem o conhecessem. Em 24 horas, o "pedronunismo" estava reduzido ao "nuncanunismo".

A VITÓRIA TEM MUITOS PAIS, mas a derrota só tem um, diziam os Antigos. Pedro Nuno Santos pode dizê-lo também por experiência própria. O resultado humilhante do PS nas legislativas não é resultado dos últimos dez anos de mando socialista. Não é resultado da radicalização à esquerda, da falência dos serviços públicos, do caos na imigração, das histórias manhosas de dinheiro vivo nos gabinetes de S. Bento.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.