As mulheres nos Descobrimentos
Houve quem tivesse lutado em praças africanas, enriquecido com o açúcar e influenciado cortes orientais. As que ficaram contribuíram para a sobrevivência de Portugal.
Houve quem tivesse lutado em praças africanas, enriquecido com o açúcar e influenciado cortes orientais. As que ficaram contribuíram para a sobrevivência de Portugal.
Era o nono sobrinho do rei, mas nunca sonhou reinar. Viu o seu irmão ser assassinado por D. João II, tornou-se influente e vai ser o primeiro monarca a ter tropas nos quatro continentes. Exuberante, não se lhe conhecem amantes, mas trabalhava com música tocada ao vivo. Passeava-se por Lisboa com um elefante e teve 13 filhos.
A 12ª Condessa deixou uma fortuna que, só no Alentejo, tinha mais de 50 propriedades. Ainda hoje se disputa a propriedade de um antigo cinema lisboeta, que, entre os herdeiros, tem vários Câmara Pereira e um nobre desaparecido.
O Carnaval não tem de ser só rua e corsos tradicionais. Sugerimos-lhe, de norte a sul, hotéis para uma escapadinha temática e produtos para proteger a pele e o cabelo dos penteados e das máscaras.
Pertencia à baixa nobreza, não era piloto, mas um líder nato. Violento – foi responsável por ordenar o massacre de um navio com mulheres e crianças –, ameaçou D. Manuel I de que trocaria o País por Espanha se não o tornassem conde. Conseguiu. Viajou três vezes para a Índia e permitiu que Portugal comercializasse diretamente com o Oriente – é considerado o precursor da globalização. Morreu em Cochim, mas o seu último pedido foi regressar a Portugal.
Pertencia a uma ordem militar religiosa e antes de descobrir o caminho marítimo para a Índia, cumpriu algumas missões para o rei, provando ser corajoso. Vasco da Gama era um líder nato e autoritário
O navio do tio de Vasco da Gama afundou-se em 1503 e foi descoberto em 1998. Falámos com David L. Mearns, responsável pela escavação
Tinha acabado de entrar na Faculdade de Direito de Lisboa, e corria o chamado “Processo Revolucionário em curso”. Testemunhei o 25 de Novembro, a cada minuto, na rua e nos transportes públicos.
Nasceu em Moçambique, onde o pai, um dentista famoso, estava a trabalhar. Quando tinha 6 meses, a família mudou-se para Lisboa e foi na capital que conheceu o marido. Viveu no Rio de Janeiro e na Suíça, viajou em barcos luxuosos, passou férias num dos resorts mais exclusivos do Brasil. Hoje, é ela que se reúne com os advogados.
Os primeiros hóspedes dormiam em tendas e comiam à sombra de pinheiros. Agora, há mordomos privados, restaurantes temáticos e acrobacias com o Cirque du Soleil.
Não se lhe conhece a letra, tão-pouco a cidade onde nasceu. Existem oito documentos e quatro cartas que ajudam a resolver o enigma. Boémio, arruaceiro, com uma memória e cultura prodigiosa, era um apaixonado que morreu pobre. Saiba o que os investigadores descobriram sobre como viveu.
No evento gastronómico do ano para os apaixonados pelo fine dining, acabou por não se concretizar a distinção esperada a uma mulher nem a ascensão ao Olimpo das três estrelas.
Pela primeira vez, as estrelas Michelin serão entregues em Portugal a restaurantes portugueses.
A 27 de fevereiro, Albufeira será o palco da primeira Gala Michelin em Portugal. O que esperar? O chef Henrique Sá Pessoa e Nuno Ferreira, da Michelin Experiences, explicam-no.
Nova corrente interna identitária do partido conta com Luís Graça, ex-dirigente do Chega com passado ligado à extrema-direita.