Balsemão em 88 histórias
Durante 88 anos, Balsemão foi quase tudo: jornalista, deputado, fundador do PSD, ministro e primeiro-ministro. Estas são 88 histórias da vida fabulosa e desconhecida do último senador.
Durante 88 anos, Balsemão foi quase tudo: jornalista, deputado, fundador do PSD, ministro e primeiro-ministro. Estas são 88 histórias da vida fabulosa e desconhecida do último senador.
Antigo presidente da Assembleia de República e fundador do PSD Madeira recorda, à SÁBADO, os primeiros passos da história de um partido que se quis de centro-direita e que hoje está ideologicamente "mais confuso". De onde vem e para onde vai o PSD?
Os ex-presidentes do parlamento Augusto Santos Silva, Ferro Rodrigues e Mota Amaral e o ex-governador do Banco de Portugal Vitor Constâncio e a juíza-conselheira Teresa Pizarro Beleza são alguns dos subscritores.
Nos 50 anos do 25 de Abril, o Presidente da República fez o tradicional discurso na Assembleia da República.
Os resultados eleitorais nos Açores prometem ter impacto no continente. Uma vitória clara do PSD ou do PS reforçará um destes nas legislativas; cenário de incerteza obriga a negociações em plena campanha para São Bento.
Têm gabinete junto ao do Presidente, recebem 965 euros de despesas de representação. E substituem-no nas tarefas em plenário, em audiências e saídas que este não pode ou não quer fazer.
A homenagem ao Governo de Balsemão juntou nos jardins de São Bento figuras sociais-democratas e de antigos governos do PSD como Manuela Ferreira Leite, Paulo Rangel, Jorge Moreira da Silva, Carlos Carreiras, Mira Amaral, Ângelo Correia e João de Deus Pinheiro.
O recandidato de 2021 andava ocupado: indispôs Marcello Caetano, amava a irmã de Leonor Beleza, escrevia em jornais, organizava encontros políticos e dava-se com gente à direita e à esquerda. A quem pregava partidas.
PSD, CDS-PP e PPM, que juntos representam 26 deputados, assinaram um acordo de governação. A coligação assinou ainda um acordo de incidência parlamentar com o Chega e o PSD um acordo de incidência parlamentar com o Iniciativa Liberal (IL).
Os Açores vão ter eleições legislativas regionais no próximo dia 25 de outubro, com 13 forças políticas a disputarem os 57 lugares na Assembleia Legislativa da região.
Ex-presidente do Governo Regional dos Açores lamenta não poder estar presente na sessão solene devido às restrições impostas a viagens entre os Açores e Lisboa.
No dia em que a UDP faz 45 anos, recordamos a história do seu parlamentar na Constituinte.
Conselho das Ordens Honoríficas só toma decisão a 20 de dezembro mas Mota Amaral propõe apenas uma repreensão.
O comunista vai assumir o lugar de deputado pela 13.ª vez em 44 anos, ficando como o último "resistente" da Constituinte.
O antigo presidente da Assembleia da República é o instrutor do processo disciplinar a Joe Berardo que pode levar à retirada das suas condecorações pelo Conselho das Ordens Nacionais.
As subvenções vitalícias foram criadas pelo governo do Bloco Central (PS/PSD) em 1985. O governo de José Sócrates acabou com elas, mas as polémicas continuam.