Sábado – Pense por si

Verdades

Existe sofrimento em Gaza. Existe. A culpa é do Hamas, o responsável pelo início da guerra e pelo seu prolongamento, recusando libertar os reféns ou aceitar um cessar-fogo. Culpado por saquear ajuda humanitária, supostamente destinada aos civis. A ONU não se esquiva da responsabilidade.

Nuno Miguel Guedes

"As Mortalhas": o olhar de Cronenberg sobre a morte

O anunciado "último filme" de David Cronenberg é um "body horror movie", mas também uma comédia inteligente que nos põe a sorrir pela forma como encara o fim. Chega esta 5.ª, 1 de maio, aos cinemas.

Metáforas Medrosas

O título induz ao erro: "Presidente lamenta falecimento de português em Gaza". Não se desconfia do lamento de Marcelo Rebelo de Sousa, mas a acção ou efeito de falecer é que fica totalmente desenquadrada.

3
Pedro Marta Santos

O horror da beleza interior

O canadiano David Cronenberg regressa à sua obsessão por corpos mutilados e hedonismos bizarros. "Crimes do Futuro", recém-estreado nas salas, são happenings num mundo pós-humano.

Alexandre R. Malhado

O marxismo-leninismo da geração Z

No aniversário da juventude comunista, houve um DJ, alguma marijuana, boa feijoada, enorme convicção e nenhuma dúvida sobre o secretário-geral, que o Comité Central é que sabe.

Relatório minoritário

Um mês de morte

Trinta dias depois, eis os corvos nas planícies, numa guerra europeia que nasceu da política do poder absoluto, da ambição de império e da interdição da diferença nacional, sob o manto da mentira humanitária.

Afonso e Helena, um casal separado pela ditadura

Afonso Rodrigues foi preso em 1971 por ser militante do Partido Comunista Português. Esteve dois anos entre Caxias e Peniche. Por dificuldades financeiras, Helena abortou o filho que esperava.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana