
Contrato de concessão para TGV é assinado hoje
A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030 e a segunda (Soure-Carregado) em 2032, com ligação a Lisboa assegurada via Linha do Norte.
A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030 e a segunda (Soure-Carregado) em 2032, com ligação a Lisboa assegurada via Linha do Norte.
Newsletter de terça-feira
O Tribunal do Seixal recebeu participação por um incidente contra o ministro durante uma ação de campanha. A PSP interveio e identificou o suspeito.
Na carta aberta, o Vida Justa destaca que "do Governo não se escuta uma palavra, apesar de existirem ministros e secretários de Estado com competências" em matéria de habitação.
O relatório inicial foi tornado público depois de o Governo ter informado a ANA, em 17 de janeiro, que pretende que a concessionária avance com a candidatura ao novo aeroporto. Após esta indicação, a ANA tem mais 36 meses (três anos) para apresentar a candidatura completa, segundo o contrato de concessão.
A Azul apresentou em tribunal uma carta assinada por Pedro Nuno Santos e por Miguel Cruz onde o antigo governo atestava que o empréstimo da empresa brasileira à TAP era um empréstimo obrigacionista. Estado arrisca ter de pagar 178 milhões de euros.
Governante vai ser indicada pelo Executivo para a presidência do conselho de administração do Metropolitano de Lisboa, apurou a SÁBADO
Governo aprovou o decreto-lei que marca o início do processo de privatização da TAP, prevendo a abertura de até 49,9% do capital social da companhia aérea a privados.
Joaquim Miranda Sarmento referiu que este processo tem dois objetivos: "por um lado contribuir para o crescimento futuro da companhia aérea" e "o encaixe financeiro".
Houve drama e escolhas difíceis: a busca incessante por um candidato que agradasse a Montenegro em Espinho; o autarca que corre de novo em Mafra, agora contra o partido; o abraço a uma comunista com ar de vitória e a desistência por “motivos pessoais” no Funchal.
No meio da campanha eleitoral, ministra da Saúde assinou contrato-relâmpago com o assessor que, meses antes, lhe tinha dado uma formação "a título pessoal". Cunha Vaz, há muito ligado ao PSD, prometeu que em 2025 ia colher os frutos do que andara "a semear".
Luís Montenegro já apresentou a sua proposta de Governo ao Presidente da República. Para o MAI entra ex-provedora da Justiça
"Os sindicatos tiveram uma proposta há dois dias, estivemos até às 23h, eu próprio a liderar as negociações, [os sindicatos] não quiseram", avançou o ministro, acusando os representantes dos trabalhadores de quererem prejudicar os portugueses e parar o País "de uma forma injusta".
Sem aviso prévio, 46 mil pessoas perderam este ano o apoio extraordinário à renda, uma criada em 2023 ainda no governo de António Costa. O ministro das Infraestruturas e Habitação pediu desculpas no Parlamento e garantiu que o apoio seria restituído a quem o perdeu erradamente. Ao fim de vários meses nada aconteceu e vários milhares de famílias perderam a tábua de salvação.
Durante cerca de duas horas os líderes partidários discutiram as suas ideias para o País, no entanto foram mais os ataques aos outros partidos do que as trocas de ideias.
O Governo sublinha que o SIRESP "mostrou limitações estruturais e operacionais em cenários de elevada exigência operacional", sendo necessário um novo sistema "mais robusto, fiável, resiliente e interoperável".