"Emilia Pérez" e "O Brutalista" lideram corrida aos Óscares
Filme francês conta com 13 nomeações, logo seguido de "O Brutalista" com 10. Fernanda Torres e o "Ainda Estou Aqui" também estão nomeados. Cerimónia realiza-se a 2 de março, em Los Angeles.
Filme francês conta com 13 nomeações, logo seguido de "O Brutalista" com 10. Fernanda Torres e o "Ainda Estou Aqui" também estão nomeados. Cerimónia realiza-se a 2 de março, em Los Angeles.
Por causa dos incêndios que devastaram um vasto território da Califórnia, também muitas estreias cinematográficas foram canceladas ou adiadas.
Anúncio estava marcado para 17 de janeiro, mas por causa dos incêndios foi adiado dois dias. Votações também são prolongadas por dois dias e terminam a 14 de janeiro.
Eleições dos EUA, os desenvolvimentos das inundações em Valência e cinema português na sua newsletter de terça-feira
O realizador português que em 2017 venceu um Urso de Ouro em Berlim (de melhor curta-metragem) estreia-se nas “longas”. "Estamos no Ar", filme tão delirante quanto terreno, chega aos cinemas esta 5.ª.
Nasceu no Porto e formou-se em cinema na Escócia, onde reside atualmente. No sábado, 28 de setembro, foi premiada com a Concha de Prata de melhor realização no Festival de San Sebastian, em Espanha, pela longa-metragem "On Falling".
Filme candidato por Portugal conhecido a 11 de setembro.
O festival cumpriu este ano a sua 21.ª edição, com 26 filmes nacionais em competição. Já o principal prémio internacional foi para o filme "Rising Up At Night", de Nelson Makengo
Edição dos prémios celebrou "Cinema e Liberdade", a propósito dos 50 anos da revolução de Abril.
"Baan", primeira longa de ficção da cineasta portuguesa, é um portentoso filme sobre o que acontece quando nos apaixonamos e quando ficamos sem chão. Falámos com ela sobre esta montanha-russa fílmica.
"Mal Viver" foi o mais votado pelos membros da academia, entre quatro que estavam a votos: o díptico "Mal Viver" e "Viver Mal",de Canijo, "Légua", de Filipa Reis e João Miller Guerra, e "Nayola", longa-metragem de animação de José Miguel Ribeiro.
Já são conhecidos os quatro filmes na "shortlist" da candidatura portuguesa a Melhor Filme Internacional dos Óscares. Até hoje, nunca uma longa-metragem nacional chegou à nomeação.
No terraço, no parque ou no jardim, as noites de verão convidam a filmes na rua. De aventura, drama, romance, comédia ou animação, há, até ao fim de agosto, opções para todos os gostos e idades.
"Os demónios do meu avô", do português Nuno Beato, também venceu a Competição Internacional de Cinema Infantil, enquanto a curta-metragem "Ice Merchants", de João Gonzalez, foi distinguida com o Prémio do Público e "O Homem do Lixo", de Laura Gonçalves, recebeu uma menção especial.
Ice Merchants conta a história de um pai e um filho que vivem numa casa suspensa num penhasco e que, todos os dias, têm de saltar de paraquedas para a vila onde vendem o gelo que apanham. Esta foi a primeira nomeação portuguesa para os Óscares.
Gala do cinema de Hollywood decorreu esta madrugada, em Los Angeles. Filme dos Daniels venceu sete das onze estatuetas para que estava nomeado. Entre eles o de Melhor Filme do ano e de Melhor Realização. Brendan Fraser foi o Melhor Ator e "A Oeste Nada de Novo" o segundo vencedor da noite com quatro Óscares.