Sábado – Pense por si

"Mal Viver" de João Canijo é candidato a uma nomeação para os Óscares

Lusa 14 de setembro de 2023 às 11:55
As mais lidas

"Mal Viver" foi o mais votado pelos membros da academia, entre quatro que estavam a votos: o díptico "Mal Viver" e "Viver Mal",de Canijo, "Légua", de Filipa Reis e João Miller Guerra, e "Nayola", longa-metragem de animação de José Miguel Ribeiro.

O filme "Mal Viver", de João Canijo, é o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares de 2024, revelou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.

A carregar o vídeo ...

"Mal Viver" foi o mais votado pelos membros da academia, entre quatro que estavam a votos: o díptico "Mal Viver" e "Viver Mal",de Canijo, "Légua", de Filipa Reis e João Miller Guerra, e "Nayola", longa-metragem de animação de José Miguel Ribeiro.

O filme "Mal Viver" é, assim, o candidato de Portugal a uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme Internacional da 96.ª edição dos prémios norte-americanos de cinema.

Produzido e distribuído pela Midas Filmes, "Mal Viver" e "Viver Viver" são duas ficções que se interligam, tendo como cenário um hotel gerido por uma família.

"Mal Viver" "é a história de uma família de várias mulheres de diferentes gerações, que arrastam uma vida dilacerada pelo ressentimento e o rancor, que a chegada inesperada de uma neta vem abalar, no tempo de um fim de semana", lê-se na sinopse.

"Viver Mal" segue em paralelo àquela história, focando-se nos hóspedes que passam pelo hotel.

O elenco, predominantemente feminino, conta com Rita Blanco, Anabela Moreira, Madalena Almeida, Cleia Almeida, Vera Barreto, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Lia Carvalho, Beatriz Batarda, Leonor Vasconcelos e Carolina Amaral, e ainda Nuno Lopes e Rafael Morais.

Os dois filmes estrearam-se no festival de Berlim, com João Canijo a receber o Urso de Prata do Prémio do Júri por "Mal Viver".

Nos cinemas portugueses, este filme somou 16.457 espectadores. Para outubro está prevista a estreia dos dois filmes em França.

Nos Óscares, Portugal nunca teve um filme nomeado na categoria de Melhor Filme Internacional, anteriormente conhecida como Melhor Filme Estrangeiro, em língua não-inglesa.

Este ano, o filme "Ice Merchants", do realizador português João Gonzalez, esteve nomeado na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Os nomeados para a 96.ª edição dos Óscares, os prémios de cinema dos Estados Unidos, são divulgados a 23 de janeiro de 2024 e a cerimónia está marcada para 10 de março, em Los Angeles, Califórnia.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro