
Europa e região do Mediterrâneo com seca recorde no início de agosto
Assinala-se unicamente uma melhoria na Europa Central, estando a humidade do solo e o estado da vegetação a voltar ao normal na Alemanha, Suíça, Áustria e República Checa.
Assinala-se unicamente uma melhoria na Europa Central, estando a humidade do solo e o estado da vegetação a voltar ao normal na Alemanha, Suíça, Áustria e República Checa.
Caracterizada por várias misturas e migrações, a nossa genética é semelhante à ibérica e muito marcada pelo Mediterrâneo. Só no sul do País percebemos uma maior influência da África subsaariana, efeito dos Descobrimentos. A nossa herança é muito mais diversificada que a de D. Afonso Henriques.
O Mediterrâneo Oriental, para a Grécia,foi a segunda rota mais ativa de entrada na UE entre janeiro e abril deste ano, com 12.228 travessias, ficando apenas atrás da rota do Mediterrâneo Central.
Concertos, cante alentejano e conferências são alguns destaques do festival que, de 22 a 25 de maio, quer pôr em evidência "os laços históricos e culturais" de Mértola "com o Mediterrâneo".
Foram enviadas, este domingo, 49 pessoas resgatadas no Mediterrâneo para a Albânia.
O caso remonta há cinco anos, quando Salvini, então ministro do Interior, bloqueou durante quase três semanas o desembarque em portos italianos de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pelo navio da ONG espanhola Open Arms, tendo o Ministério Público pedido uma pena de prisão de seis anos.
A criança passou dias sem beber água nem comer e foi encontrada em estado de hipotermia. Já foi vista por um médico em Lampedusa.
No Mediterrâneo Oriental, as travessias irregulares para a UE subiram 15%, atingindo as 45.610, e no Mediterrâneo Ocidental recuaram 1%, totalizando as 11.483.
Francisco recordou que o mar Mediterrâneo "tornou-se um cemitério" e que esses "mortos poderiam ter sido salvos".
É o segundo mais rico do planeta e pode dar-se ao luxo de comprar um barco de €500 milhões. Tem navegado pelo Mediterrâneo com celebridades a bordo.
Em 2024, mais de 28.000 migrantes chegaram a Itália através da rota do Mediterrâneo Central, uma das mais perigosas do mundo.
Novo relatório da ONU estima que "duas vezes mais pessoas morrem" nestas rotas terrestres do que na rota marítima. No Mediterrâneo, onde as estatísticas são mais fiáveis, já morreram 800 pessoas desde o início do ano.
A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) encontram no Mar Mediterrâneo artefatos que remontam à época da Idade do Bronze e dão indícios de como os marinheiros navegavam.
O artista franco-suíço Saype criou uma obra que representa uma menina e um farol, para chamar a atenção para a crise dos migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo e para homenagear o trabalho da organização humanitária SOS Méditerranée.
Um total de 15.791 migrantes foram intercetados no mar este ano e devolvidos à Líbia, de acordo com o último registo de 23 de dezembro publicado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).
A organização acusa os Estados costeiros de atrasarem deliberadamente e de não coordenarem eficazmente os resgates e "facilitam a repulsão [dos migrantes] para locais inseguros".