Sábado – Pense por si

Há uma potencial ligação entre a toma de melatonina por longos períodos e  a insuficiência cardíaca
Raquel Lito

Melatonina: perigo para o coração?

Comprimidos e gomas para dormir estão na moda e vendem-se em todo o lado, mas um novo estudo aponta para o eventual perigo de insuficiência cardíaca. Três especialistas analisam o alerta.

Demência: como travar a explosão
Lucília Galha

Demência: Descubra como travar esta nova pandemia

As projeções não são animadoras: até 2050 prevê-se que o número de demências triplique. Porém, nem tudo são más notícias: é possível mudar de rumo e prevenir quase metade dos casos. Pela primeira vez, em 15 anos, há medicamentos que abrandam a progressão da doença. Mas, a maior parte do trabalho está ao alcance de cada um. Não é preciso nada elaborado, basta estimular o cérebro. Sabia que conversar com os seus amigos cria mais neurónios do que fazer sudokus?

Dulce Nascimento do Ó diz que funciona como uma bateria de um telemóvel antigo - que descarrega de um momento para o outro
Lucília Galha

Covid Longa: Uma vida a contar passos

Podem até nem dar pelo vírus, mas depois da infeção a vida altera-se radicalmente. Simples gestos, como tomar banho, tornam-se um esforço. Ainda não se sabe o que causa a doença - nem se um dia vai passar.

Estes compostos  do plástico são tão milimétricos que conseguem atravessar as barreiras biológicas do corpo
Lucília Galha

Policie o plástico que usa

Uma organização ambiental criou pulseiras que rastreiam as substâncias nocivas deste material que são absorvidas pelo corpo - e que provocam doenças graves.

Novas armas contra o cancro do pulmão

Entre as doenças oncológicas, é das mais temidas. No entanto, os tratamentos inovadores e a prevenção primária ainda não estão amplamente disponíveis.

Lucília Galha

Rezar funciona como um placebo

O neuropsicólogo americano Jordan Grafman provou que a espiritualidade tem impactos positivos e defende que Deus existe - mesmo no cérebro dos ateus.

Lucília Galha

Cancro: Os novos avanços da medicina

Drogas vivas no corpo durante meses, robôs que operam com menos danos, implantes milimétricos de gelatina, terapias que salvam vidas e estão a tornar crónica a terrível doença.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana