Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Santa Casa: 5 pistas históricas para perceber a crise hoje

A Santa Casa da Misericórdia que não é uma Misericórdia há 190 anos, o governo que nomeia dirigentes desde 1834, as crises financeiras recorrentes, a política e os privados que se apropriam dos seus fundos - e o mito de que os lucros dos "jogos sociais" vão todos para a obra social.

Vanda Marques

D. Maria II: A menina que veio do Brasil para ser Rainha em Portugal

Em 19 anos de reinado teve 21 governos. Tinha fama de autoritária, mas foi a primeira monarca constitucional que incentivou o desenvolvimento da cultura e do ensino público. Apaixonada por D. Fernando II, adorava andar a cavalo, dançar e escrever cartas à Rainha Vitória.

Ana Taborda

Os mais luxuosos casamentos reais portugueses

Construíam-se pavilhões, pontes e enormes arcos triunfais para festas que podiam ter três dias seguidos de fogo de artifício. Havia enxovais que valiam mais do que um palácio, joias com 4 mil pedras preciosas e banquetes preparados por 200 pessoas – servidos em mesas com toalhas de ouro.

Vanda Marques

D. Fernando II, o rei que nos deu a árvore de Natal

Não gostava de políticos, preferia as artes. Criou muitas das tradições natalícias que conhecemos e foi o primeiro a vestir-se de São Nicolau – distribuía presentes de gorro. O que nos deixou o rei-consorte?

Pedro Jorge Castro

As mulheres que o Estado mandou matar

Mataram com espingardas, com facas ou com veneno. Os tribunais condenaram-nas a morrer na forca, no garrote ou degoladas. Uma delas foi absolvida 22 anos depois

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)