Sábado – Pense por si

Rita Rato Nunes

“Aquilo que dizem das empresas dele não me diz nada”

Spinum quem? A empresa é assunto da bolha. O cargo valoriza Montenegro na rua. PM dorme bem e sonha com uma “maioria maior”. Mas se não acontecer assusta com o regresso da Geringonça, ou mais do mesmo com cenários ingovernáveis.

Ana Taborda

As grandes fortunas das antigas colónias

Tiveram os maiores barcos de Angola, fizeram corridas de carros em Jaguares, mandaram erguer igrejas com santos e bispos vindos da metrópole, a mesma metrópole de onde chegaram a enviar governantas para casas com ares condicionados instalados por portugueses. Na África de todas as oportunidades, alguns montaram negócios nunca vistos – como os pioneiros da cerveja e do whisky local –, outros enriqueceram com algodão, fazendas de gado e abacaxi ou conservas de atum.

Lucília Galha

O soldado que guardou 1.430 cartas...

... que escreveu e recebeu desde a recruta até à Guerra do Ultramar. "Cartas de Amor e Dor" fala das histórias dos que foram e de quem ficou – a correspondência era uma ligação à vida.

6
Rita Bertrand

O que nos traz este outono cultural?

A tradição é antiga: depois das férias, vem o recomeço, com temporadas culturais que se prolongam até ao réveillon. Este ano particularmente ansiadas, são também sinónimo de regresso à normalidade, com a população vacinada contra a Covid-19.

Nuno Tiago Pinto

Informadores da Judiciária agiam à margem da lei

No acórdão da operação Aquiles, os juízes criticaram a forma como a PJ gere os seus informadores e diz que há indícios de que eles atuam ilegalmente como infiltrados. A Polícia já criou novas regras.

Catarina Moura

Lili Caneças ou a extraordinária vida de Maria Alice

Filha de um oficial da Marinha, privou na adolescência com as famílias aristocratas exiladas em Portugal. Após o divórcio, chegou a vender pullovers aos amigos para pagar as contas. Foi cortejada por nobres e milionários, parou o País por causa de uma cirurgia estética e continua a ir às festas internacionais mais exclusivas. Agora, aos 76 anos, Lili Caneças mantém-se relevante graças aos contactos e às redes sociais.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h