
A SÁBADO é todos os dias: os 21 anos da revista, as maiores figuras da História e o Conclave
A sua newsletter de quarta-feira
A sua newsletter de quarta-feira
D. Afonso Henriques ganha por unanimidade, surgindo a seguir ao rei-fundador outra personagem centenária: o poeta Luís Vaz de Camões. Em 3º lugar já temos alguém da História mais recente: Ramalho Eanes. Com base numa sondagem inédita feita para a SÁBADO, que aponta quais as pessoas mais relevantes ao longo dos 900 anos de Portugal, deixamos-lhe aqui o retrato das 9 principais figuras.
D. Afonso Henriques foi o mais votado nesta consulta popular que elegeu as maiores figuras da História de Portugal, surgindo destacado de outras personagens famosas. Luís de Camões, Ramalho Eanes e até Cristiano Ronaldo também aparecem no top das preferências. Se formos analisar por regiões, o avançado do Al-Nassr surge em 1º lugar no Alentejo.
Em Braga, um festival de música e outro de literatura; do Porto a Lisboa, concertos e peças de teatro para tirar o melhor do fim de semana de 15 a 17 de novembro.
Houve recordes e medalhas (Portugal somou quatro, com Iúri Leitão a ser o primeiro a ganhar duas na mesma edição) – mas também escândalos e curiosidades: do atleta que comprou cocaína aos pedidos de casamento na Aldeia Olímpica.
Jurado do novo concurso de fotografia da SÁBADO, Dornelles é um fotógrafo premiado. Desafiámo-lo a escolher seis retratos que fez (de entre mais de 2.000) e não esquece.
Como nunca foi só um desporto, o futebol – o dos clubes e o das seleções – acaba por ser um reflexo das nossas sociedades. O Euro 2024 está a mostrar-nos alguma coisa sobre a política no continente, incluindo em Portugal.
Sabia que o avô de Griezmann é português e jogou no Paços de Ferreira? E que em 1999 o Manchester City disputava o terceiro escalão em Inglaterra? E sabia que Harry Kane marcou 287 golos no Tottenham mas não ganhou um único troféu? Os oitavos de final da Champions, que começam a 9 de abril, estão recheados de estrelas e de "tubarões", sendo o Real Madrid o maior de todos, com 14 títulos de campeão europeu. Veja aqui algumas curiosidades.
A propósito do novo espetáculo da humorista, perguntámos a cinco humoristas o que veem nas suas piadas. As suas respostas contrastam com polémicas que Joana teve no passado.
Jordan Henderson não se importou de perder 8 milhões de euros para ir embora, Benzema e Firmino também querem sair. O novo Eldorado do futebol já não agrada aos jogadores, que se queixam do calor e da humidade, da "pouca seriedade" dos dirigentes e até dos estádios sem público.
Na música, no teatro, no humor, no cinema, na televisão e na gastronomia, trazemos-lhe um resumo do que valerá a pena ver, ouvir, fazer e provar ao longo do ano em Portugal.
Depois do sucesso conseguido com "A Star is Born", o ator regressa à realização com um audaz e estilizado filme biográfico sobre Leonard Bernstein. Já nos cinemas, seguirá depois para a Netflix.
Só uma jogou lá, mas Mariana e as duas Beatrizes foram a ligação que deu origem ao Racing Power – o clube surgiu em 2020 e já ganhou os títulos da III e da II Divisão. Agora na I Liga, e com um orçamento de 1,3 milhões de euros, pretendem enfrentar as equipas dominantes (Benfica, Sporting e Sp. Braga) e sonham em ser campeões.
Rock, pop, samba ou pagode? Os fãs de música não se podem queixar: nos próximos dias, de Lisboa ao Porto, de Ílhavo a Vila Real, não faltará boa música para ouvir ao vivo. Sugerimos-lhe 8 concertos.
Ronaldo é a principal figura, mas Benzema também já se mudou para lá e podem seguir-se outros craques, como Bernardo Silva. Todos com salários milionários. Esta parada de estrelas vai ajudar a desenvolver o futebol e abrir o país ao mundo ou será só uma moda passageira como aconteceu no Extremo Oriente?
Depois de Renato Sanches, Florentino, João Félix e Enzo Fernández, os benfiquistas já têm um novo herói: João Neves – o algarvio, de 18 anos, ainda só é titular há seis jogos, mas até já é apontado como a próxima venda milionária. Será esta pressa em fazer ídolos boa para os jogadores e para o futebol?