Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Salgueiro Maia: a vida privada

Apareceu pela primeira vez nos jornais ainda não tinha 4 anos, depois de assistir ao atropelamento mortal da mãe. Descendente de ferroviários, cresceu de terra em terra, mas foi em Santarém, ao volante de um Citroën 2CV, que pediu a mulher em casamento. Juntos adotaram dois bebés, viajaram pela Europa a acampar e viram o cancro matar o herói de Abril. No Luxemburgo, a filha Catarina tornou-se delegada sindical. Os netos cresceram a ouvir as histórias do avô revolucionário.

Raquel Lito

A vida de Ayrton Senna em Portugal: jantares, festas e corridas na Quinta do Lago

O piloto não vivia só para as corridas no autódromo do Estoril. Jantava em bons restaurantes de Cascais, na companhia de amigos – e pagava a conta. Seguiam para as discotecas da moda. Anos mais tarde, foi barrado à porta da Kapital. A última namorada, Adriane Galisteu, assistiu ao fatídico acidente, via TV, na casa da Quinta do Lago. Trinta anos depois, a Netflix recorda-o numa minissérie.

Miguel

Conversa de corredor

Ele era moreno e ela loira. Ele tinha cabelo rapado, ela tinha uma tatuagem bastante discreta e uns olhos verdes que metiam impressão. Já estava tudo claro na minha cabeça: eram brasileiros.

Vanda Marques

Uma vida repleta de amores

Mulheres casadas, ciganas, freiras, atrizes – o Rei viveu várias paixões. A mais famosa foi com uma freira de Odivelas, Madre Paula. No fim da vida terá recorrido a afrodisíacos.

A primeira coisa que a liberdade me deu

Aquilo que era impensável no Estado Novo tornou-se possível depois da revolução. Doze personalidades contam à SÁBADO aquilo que puderam fazer depois de derrubada a ditadura. Usar minissaias, ver a família, apoiar os presos políticos ou simplesmente regressar a Portugal.

Bruno Faria Lopes

O show Fátima Flórez, a namorada do presidente Milei

A namorada do Presidente argentino é uma artista do mundo do espetáculo, famosa pelas suas imitações – inclusive de Javier Milei. Flórez é um contraponto mediático à “terapia de choque” económico do novo Governo.

3
Nuno Miguel Guedes

Este Marlowe é agridoce, mas Liam Neeson está inocente

Depois de Humphrey Bogart, Robert Mitchum e Elliott Gould, cabe a Liam Neeson ser o famoso detetive dos livros de Raymond Chandler. Não desilude, mas o filme -também com Daniela Melchior - soma pouco.

Sónia Bento

Cabelos de famosos à venda

Podem ser compradas amostras de Napoleão, da Rainha Vitória, de Elvis Presley, do Rei Carlos III, de Marilyn Monroe, de John Lennon e outros. Os preços vão dos 500 euros aos quase 300 mil.

Ana Taborda

As grandes fortunas das antigas colónias

Tiveram os maiores barcos de Angola, fizeram corridas de carros em Jaguares, mandaram erguer igrejas com santos e bispos vindos da metrópole, a mesma metrópole de onde chegaram a enviar governantas para casas com ares condicionados instalados por portugueses. Na África de todas as oportunidades, alguns montaram negócios nunca vistos – como os pioneiros da cerveja e do whisky local –, outros enriqueceram com algodão, fazendas de gado e abacaxi ou conservas de atum.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)