
Sabe qual é a cirurgia mais bem sucedida do século?
Realizam-se 12.000 por ano em Portugal - uma intervenção que elimina a dor lombar, devolve a mobilidade e é feita também em jovens.
Realizam-se 12.000 por ano em Portugal - uma intervenção que elimina a dor lombar, devolve a mobilidade e é feita também em jovens.
O Ministério da Educação diz ter assumido o compromisso de divulgar os resultados apenas após o final do ano letivo, depois de o Movimento "Menos Ecrãs, Mais Vida" ter acusado a tutela de ainda não ter apresentado o estudo sobre o uso de telemóveis nas escolas, que, segundo o movimento, deveria ser conhecido até finais de março.
A Ordem dos Médicos pediu a revogação da nova lei relativa aos direitos na gravidez e no parto. À SÁBADO, o bastonário da classe fala na criação de um observatório independente e na necessidade de diálogo. Associações de defesa das mulheres no parto apontam o dedo à falta de profissionais que leva a medicalização excessiva do nascimento.
Há uma pandemia silenciosa a instalar-se há várias décadas: a resistência microbiana pode ser mais perigosa do que a Covid. E como é tão difícil encontrar novos antibióticos, o melhor é mesmo prevenir as infeções e ficar atento à terra que pisa. Dois terços dos antibióticos provêm de fungos e batérias presentes nos solos.
Novos crimes e reforços nas penas para infrações tecnológicas estão nos planos espanhóis. Em Portugal, estamos atrasados no debate, e a restrição dos telemóveis nas escolas é "simplista".
"Os avanços na saúde pública e na medicina no século XX significaram que a esperança de vida na Europa melhorou ano após ano. Mas já não é assim", alerta cientista.
Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.
Cessar-fogo deve durar seis semanas e prevê-se a libertação de 33 reféns que Hamas ainda mantém cativos.
Qatar, um dos mediadores, anunciou uma conferência de imprensa para esta quarta-feira. Libertação de reféns e retirada completa das tropas israelitas estão em cima da mesa.
"Para controlar a epidemia global de diabetes, os países devem tomar medidas urgentes: deteção precoce e tratamento", salienta o diretor-geral da OMS.
A sociedade habituou-se à doença e, lamentavelmente, já nem a questiona, quando inquestionável devia ser a saúde e a sua promoção a maior das prioridades.
Em Portugal, por exemplo, o estudo projeta, no cenário de um aquecimento global de 3°C, um aumento das mortes por calor de 1.008 para 2.284 por cada 100.000 pessoas até 2100.
Continuar a estudar, dormir bem, fazer exercício e estar com os amigos contribuem para uma mente saudável. Os alimentos também contam: há os que ajudam a memória e os que deve evitar - saiba quais.
A OMS alerta que a violência entre parceiros pode ter impactos "devastadores na saúde, no desempenho educativo, nas relações futuras e nas perspetivas de vida dos jovens".
Mas, mesmo que se comece mais tarde, digamos aos 40, 50 anos, ou mais, é possível viver a vida com qualidade por mais uns bons 30 anos.
A guerra sem tréguas, associada às restrições de movimento e às falhas de comunicação, criou desafios significativos ao controlo e à localização de pessoas desaparecidas, estimando-se ainda que o número real de mortos seja 186 mil.