O candidato da Manchúria
A uma semana das presidenciais americanas, continua a polémica sobre as relações entre Donald Trump e a Rússia. Não é o único problema em aberto, mas não pode deixar de ser reconhecido como essencial.
A uma semana das presidenciais americanas, continua a polémica sobre as relações entre Donald Trump e a Rússia. Não é o único problema em aberto, mas não pode deixar de ser reconhecido como essencial.
Num ano em que o feminismo não saiu dos ouvidos do mundo via canção pop, foram vários os discos e concertos que nos ficaram na retina, ao longo do ano. Escolhemos seis que não vamos esquecer.
Bilohorivka, aldeia fluvial rodeada de carcaças de blindados, é a única parcela ucraniana libertado no Oblast de Luhansk. Parece a aldeia gaulesa de Astérix, cercada pelas legiões.
"So You Are Tired" é o primeiro single do novo trabalho com data de edição em outubro.
As forças russas estão a concentrar-se em dois eixos. Luta será semelhante à II Guerra Mundial, acredita Ucrânia.
"A minha agenda é muito simples, há apenas três pontos: armas, armas e armas", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano ao chegar à sede da NATO.
No seu discurso perante o Congresso dos EUA, Zelensky frisou que a resistência militar ucraniana claudicará se não conseguir reduzir a ameaça da aviação russa e os bombardeamentos com mísseis de cruzeiro e balísticos.
Um vídeo partilhado pelas autoridades russas mostra o que dizem ser mísseis antitanque Javelin e outras armas apreendidas na região de Kiev, na Ucrânia. Estes mísseis antitanque são dos mais portáteis e avançados do mundo, pesam cerca de 15 quilos e podem ser transportados ao ombro por um soldado.
Ministério da Defesa diz que tem 16 mil voluntários prontos a combater ao lado das forças russas e vai entregar armas capturadas a ucranianos às regiões separatistas.
A guerra na Ucrânia não terá lugar, juram os políticos e os diplomatas. Mas e se acontecer? Quais são os cenários de um conflito que, de qualquer ponto de vista, seria devastador? A análise do especialista em Relações Internacionais.
Depois de em setembro de 2018 ter publicado um artigo onde afirmava que membros da administração da Casa Branca conspiravam contra o presidente, autor do artigo escreveu um livro.
Os EUA validaram a venda à Ucrânia do lançador de mísseis anti-tanque Javelin, mencionada na conversa telefónica entre Donald Trump e o presidente ucraniano Vladimir Zelensky, que originou o processo de impugnação do presidente americano.
Jogo chega apenas no dia 2 de outubro
As autoridades russas alertaram que o fortalecimento das capacidades de defesa de Kiev pelos EUA poderá "fazer novas vítimas" e provocar um "banho de sangue" no leste da Ucrânia.