
David Lodge (1935-2025)
Mestre do romance satírico, morreu a menos de um mês de completar 90 anos. O escritor e académico inglês distinguiu-se pelo inteligente sentido de humor e declarava-se católico agnóstico
Mestre do romance satírico, morreu a menos de um mês de completar 90 anos. O escritor e académico inglês distinguiu-se pelo inteligente sentido de humor e declarava-se católico agnóstico
Nasceu num palacete, estudou em colégios de elite e num convento, foi assistente de bordo, atriz, provocadora e mulher sem papas na língua. Morreu aos 85 anos.
Um Animal Selvagem é o novo thriller do escritor suíço que já vendeu 12 milhões de livros. Conta à SÁBADO que ainda não descobriu o segredo do sucesso e que ainda sente ansiedade. Recusou Steven Spielberg para adaptar um dos seus livros e preferiu Jean-Jacques Annaud.
O presente, o futuro, a beleza de envelhecer e a partilha. 'Blooming', em cena no São Luiz de 8 a 16 de junho, é um olhar pungente de Marco Martins sobre a subsistência.
É difícil acertar no gosto alheio. Se recebeu como presente um livro que não quer ler, temos 5 sugestões para a troca – entre contos, romances, poesia e thrillers, reedições e lançamentos recentes.
Finnegans Wake, de James Joyce, foi o tema de um clube de leitura que arrancou em 1995 e só em outubro terminou de ler a obra.
Notícias de grande interesse antropológico, como a polémica gerada pela estátua de um antigo bispo de Braga a segurar um báculo (bastão) com formas que lembram um pénis, mostram-nos um país ignorado, a que os comentadores e cronistas negam qualquer significado ou grandeza.
Nem sempre é fácil dar-se bem com os clássicos: experimente estes livros para se familiarizar com a prosa de alguns dos maiores autores de todos os tempos
Nem sempre é fácil dar-se bem com os clássicos: experimente ler estes livros para se familiarizar com a prosa dos autores de alguns dos maiores títulos de todos os tempos
Jaime Ramos, o detetive criado em 1991 por Francisco José Viegas, é uma personagem viva da ficção nacional e está de volta num novo policial, que o leva até Pequim. Pretexto de conversa com o autor.
Estudou nos melhores colégios, foi internada pelo pai num convento e tentou ser hospedeira, mas quase deitou fogo ao avião. Diz que só é actriz por causa da voz rouca. Superou um cancro da mama, fez quatro cirurgias ao nariz e sofreu cinco fracturas na coluna.
Morreu o pintor e morreu também o escritor, o teórico, o gravador, o ceramista, o desenhador, o homem que escrevia fados para os amigos. Aquele que foi para muitos o maior artista português da sua geração, deixa tigres, banhos turcos e um almoço muito particular
“Os erros são os portais da descoberta” – James Joyce (1882-1941), escritor irlandês
No Tempo Todo reúne quase 300 obras de um dos artistas mais enigmáticos e complexos da arte contemporânea portuguesa. A exposição que é inaugurada esta quinta-feira, 8, é a primeira retrospectiva a ser montada após a morte do "pintor das palavras"
Assista em directo ao concerto de JP Simões na redacção da SÁBADO.