
Marcelo é recebido hoje por Lula da Silva em Brasília
Marcelo, defensor entusiasta de uma "aliança fraterna" com o Brasil, está de visita ao país pela nona vez como chefe de Estado, a segunda com Lula da Silva de volta à presidência do Brasil
Marcelo, defensor entusiasta de uma "aliança fraterna" com o Brasil, está de visita ao país pela nona vez como chefe de Estado, a segunda com Lula da Silva de volta à presidência do Brasil
Segundo fonte diplomática brasileira, estavam a ser preparados cerca de 20 acordos bilaterais, em áreas como defesa, segurança, justiça, ciência, saúde, comércio, energia e cultura, a serem assinados na 14.ª Cimeira Luso-Brasileira.
Em causa estão as crescentes tensões com Brasília, que não reconhece a reeleição de Nicolás Maduro nas presidenciais de 28 de julho.
Presidente do Brasil aterra às 10:40 no Aeroporto Militar de Figo Maduro. Sábado arranca a agenda oficial.
Ao invés de Portugal, Espanha e Andorra, os principais países da América Central e da América do Sul evitam responsabilizar Moscovo pelo desencadear das hostilidades e esquivam-se, com excepção da Costa Rica e Equador, à aplicação de sanções à Rússia.
Os partidos à direita demonstra-se contra a presença de Lula da Silva na sessão solene do 25 de Abril enqunato o PCP considera que "faz todo o sentido".
Presidente da República retirará as suas conclusões se a remodelação governamental com "prata da casa" não funcionar.
"A habitação é um problema social grave em Portugal, e haver um ministério para a habitação autónomo é uma abertura de caminho que esperemos que tenha consequência", declarou.
Lula da Silva discursará ao Congresso Nacional, numa sessão liderada pelo presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.
O "Festival do Futuro", organizado pela mulher de Lula da Silva arranca às 10h (13h em Lisboa) de domingo, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Nesta sessão solene estará ainda presente o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.
Durante algum tempo, o lugar do chefe de Estado português na tribuna foi tomado pelo empresário brasileiro Luciano Hang, apoiante de Bolsonaro, que teve acesso ao espaço do próprio desfile, onde foi saudar a multidão.
O encontro entre o Presidente da República e Jair Bolsonaro começou com cerca de uma hora de atraso.
Em julho, Jair Bolsonaro cancelou um almoço para o qual tinha convidado Marcelo Rebelo de Sousa, após o Presidente da República se reunir com Lula da Silva.
A SÁBADO revela os bastidores da viagem do coração de D. Pedro para Brasília e os pormenores do transporte do rei português que proclamou a independência do Brasil.
"Quem cometer um erro vai pagar, podem ter a certeza disso", garantiu o antigo presidente, que quer voltar ao cargo para "fazer as coisas melhor desta vez".