
No Japão, o mercado imobiliário de casas "assombradas" floresce
A subida de preços do mercado imobiliário no país está a chamar a atenção para um tipo de casas que dificilmente teria saída, de imóveis "assombrados" a locais onde aconteceram crimes.
A subida de preços do mercado imobiliário no país está a chamar a atenção para um tipo de casas que dificilmente teria saída, de imóveis "assombrados" a locais onde aconteceram crimes.
Dos que têm habitação própria, 43% já têm a casa totalmente paga e 26% ainda está a pagar o financiamento, revela um estudo da Escolha do Consumidor.
A ocupação ilegal de casas municipais em Lisboa é um problema com o qual a autarquia se tem deparado. Desde 2022 já forma ocupados mais de 900 imóveis. Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal, fala num crime que tem de ser punido. O Repórter SÁBADO acompanhou a polícia numa operação em dois bairros sociais de Lisboa e testemunhou a detenção de uma mulher que estava na posse de uma caçadeira.
Grupo quer denunciar "parque habitacional subutilizado ou abandonado". Numa primeira fase aplicação tem apenas imóveis em Lisboa, mas quer fazer isto em todo o país.
Vender imóveis através de rifas online é uma forma criativa, rápida, mais rentável e não precisa de aprovação bancária. Há plataformas que o fazem e já há casas em Portugal a serem sorteadas. Cada bilhete custa entre €3 a €10.
A operação "Chave na mão" resultou de uma investigação relativa à atividade ilícita de uma empresária do setor imobiliário, que promoveu a venda de imóveis no Algarve sem o conhecimento dos proprietários, que foram surpreendidos com a existência de registos provisórios de venda das suas propriedades.
Com a eleição do novo Papa, Robert Prevost (Leão XIV), espera-se uma linha de continuidade por contas transparentes. Só em propriedades, a Igreja tem o equivalente a nove vezes a área de Portugal Continental. Da carteira de imóveis da Santa Sé contam-se mais de cinco mil, 20% dos quais arrendados.
O voto de protesto apresentado pela CDU pela alienação de imóveis no bairro das Eirinhas e em Miragaia por parte da Diocese do Porto foi aprovado por todas as forças políticas.
Em causa estão suspeitas sobre a aquisição de dois imóveis, um em Lisboa e outro em Montemor-o-Novo, que, como a SÁBADO avançou, foram pagos sem o socialista ter declarado a origem do dinheiro.
A lei será aplicada por fases e afetará todos os cidadãos cujos países "estejam a travar uma guerra de agressão e possam ameaçar a segurança nacional da Finlândia".
Mesmo com a crise política e a nuvem negra económica, os valores dos imóveis disparam. Em dias de Salão Imobiliário (SIL), a responsável do Imovirtual (Sylvia Bozzo) explica à SÁBADO as tendências do mercado em números.
Empresa que compra, vende e arrenda imóveis tem sócios e administradores ligados ao partido e detém duas sociedades que são contratadas por câmaras da CDU.
"Não embarco em populismos. Não há qualquer incompatibilidade ou problema em deter imóveis, ou sociedades que façam compra e venda de imóveis", disse a ministra.
Luís Montenegro deixou de ser sócio desta empresa em 2022 e transferiu a quota para a mulher, mas é casado em comunhão de bens adquiridos. A empresa com objetivos de exploração económica de bens imóveis que pode beneficiar da alteração à lei dos solos feita pelo atual Governo levou o Chega a apresentar uma moção de censura.
Em causa está a empresa de compra e venda de imóveis que o primeiro-ministro fundou, e que tem agora como sócios a sua mulher e filhos.
Sara e Diogo preparam-se para a compra de um T2, através de financiamento bancário a 100%. Inês e Jorge fizeram melhoramentos na primeira habitação com o que pouparam em isenções fiscais. João estreia-se nas obras para reabilitar a sua moradia. Nas gerações seguintes, as vendas e trocas andam a bom ritmo pela valorização contínua e baixa das taxas de juro.