Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Os recordes do Orçamento do Estado para 2025

A economia empurra a população empregada para um máximo histórico, o que ajuda a encher o erário público como nunca - erário que, por sua vez, financiará o crescimento mais alto da despesa em 30 anos.

Bruno Faria Lopes

Três chaves para compreender o Orçamento do Estado para 2025

O crescimento económico é de onde vem o dinheiro para abrir um pouco os cordões do erário público e manter um excedente orçamental modesto. Miranda Sarmento confirma estratégia política da AD: Estado dos serviços públicos, carga fiscal alta e execução das verbas do PRR não permitem excedentes muito altos.

Bruno Faria Lopes

Eleições: as medidas que (provavelmente) vão chegar ao seu bolso

No meio da incerteza política há algumas certezas (se a economia deixar): o IRS vai baixar, as pensões vão subir com a inflação, o salário mínimo crescerá potencialmente até 1.000 euros e haverá aumentos para várias carreiras no Estado.

Bruno Faria Lopes

Anestesia fiscal: receita dos impostos sobre o consumo dispara 53% em 10 anos

O Orçamento do Estado para 2024 prevê mais um agravamento dos impostos indiretos sobre o consumo, que compensa três quartos da receita perdida no alívio do IRS. Estratégia confirma rumo dos governos do PS desde 2016, favorecendo impostos que se notam menos no imediato. Fiscalistas notam que a alteração penaliza quem tem menos.

Bruno Faria Lopes

Orçamento para 2024: nunca um governo teve tanta margem

Excedente antes do previsto, dívida em mínimo de 12 anos, emprego-recorde, receitas-recorde. Costa e Medina têm espaço inédito para escolher medidas de política pública no Orçamento para o próximo ano.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)