Sábado – Pense por si

Homem morto a tiro pela polícia por tentar incendiar sinagoga em França

Homem morto a tiro pela polícia por tentar incendiar sinagoga em França

Um homem foi morto pela polícia francesa por tentar incendiar uma sinagoga em Rouen, França, esta sexta-feira, avança a o jornal Le Figaro. Segundo as autoridades, quando chegaram ao local o homem estava no telhado e atacou-os com uma barra de ferro, tentando depois esfaquear um polícia. A identidade e o motivo do agressor são desconhecidos.

Luana Augusto

Quem é Paul Lynch, o vencedor do Booker Prize 2023?

Passou quatro anos a escrever "Prophet Song", o livro que lhe deu a grande vitória. Recebeu cinco prémios por cinco romances. Irlandês, Paul Lynch já escreveu para jornais do seu país e para o britânico The Sunday Times.

Maria Henrique Espada

O filme-tempestade sobre o trumpismo

Os bastidores do plano para o 'golpe' foram afinal gravados. Um documentário ameaça dinamitar a defesa de Trump. Roger Stone, seu velho parceiro, surge a dizer ao realizador “se usar isso, mato-o” e este chega a ter um ataque cardíaco.

Diogo Barreto

Salman Rushdie, o "pior" inimigo do Islão

Em 1989, o aiatola Khomeini decretou que Os Versículos Satânicos ofendia o Islão e apelou à morte do seu autor. Durante quase 30 anos, Rushdie teve de andar na clandestinidade. Foi esfaqueado no pescoço e está a ser operado.

Miriam Assor

Crime sem castigo. Os 60 anos da morte de José Dias Coelho

A morte saiu à rua no dia 19 de dezembro, faz amanhã, domingo, 60 anos, e levou o magnífico escultor comunista. Três agentes da PIDE apanham José Dias Coelho, numa rua em Alcântara. António Domingues é quem o mata à queima-roupa. Os cravos de Abril de 1974 sentaram-no no banco dos réus. Mas a sentença foi curta.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente