Sábado – Pense por si

5
Miriam Assor

Museu do Holocausto do Porto abre no Porto

A inauguração ao público tinha data propositada; 27 de janeiro, o dia da libertação do campo de extermínio nazi Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas.

José Rodrigues dos Santos

José Rodrigues dos Santos responde a todas as críticas

Num longo "esclarecimento" enviado à SÁBADO, o jornalista rebate as críticas de Carlos Vaz Marques, Irene Pimentel e João Pinto Coelho a propósito do livro O Mágico de Auschwitz e O Manuscrito de Birkenau.

Oh Santa Inquisição, acende as chamas!

O australiano, assombrado pelas grandes batalhas entre hostes cristãs e muçulmanas, ergue-se em defesa do mundo branco em vias de ser submergido pelas hordas de Alá e sacrifica-se em pose heroica na litania divulgada antes de atacar as mesquitas de Christchurch.

João Pedro George

Toponímia colonial: as homenagens urbanas a nomes do "Ultramar"

Discute-se o Museu que para alguns não pode ser das Descobertas mas há mais a discutir: Mouzinho de Albuquerque, racista, para quem os negros eram animais selvagens, está, como tantos outros colonizadores, nas ruas, praças e avenidas. Leia o ensaio de João Pedro George.

Sara Capelo

Lavrenti Béria, o Himmler de José Estaline

O ditador soviético confiou-lhe toda a espécie de missões, desde a morte de Trotski ao fuzilamento de 20 mil polacos inimigos do regime - o mesmo que depois o condenou à morte para sobreviver.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana