
“Vou continuar a levar o meu filho de quatro anos à tourada”
O Governo proibiu o acesso aos espetáculos tauromáquicos a menores de 16 anos, mas os pais aficionados contestam a restrição ao que dizem ser a liberdade cultural dos filhos.
O Governo proibiu o acesso aos espetáculos tauromáquicos a menores de 16 anos, mas os pais aficionados contestam a restrição ao que dizem ser a liberdade cultural dos filhos.
Em causa estão as propostas para alterar a idade mínima para se assistir e participar em espetáculos tauromáquicos.
Temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do setor.
Cerca de uma centena de artistas de tauromaquia concentraram-se na segunda-feira ao final do dia frente ao Campo Pequeno. Querem o regresso das touradas.
Hélder Milheiro explica que "a sazonalidade da tauromaquia - entre março e outubro - faz com que, se estes artistas não têm receitas nestes meses, ficarão completamente sem receitas até ao ano que vem".
ProToiro assegura que a iniciativa se encontra dentro da lei, já que os bilhetes são oferecidos aos menores de 12 anos quando acompanhados por um adulto.
Responsável pela Federação Portuguesa de Tauromaquia defende que o diploma é "discriminatório, ilegal e inconstitucional".
Albufeira, no Algarve, foi a cidade com mais espetáculos tauromáquicos, seguindo-se o Campo Pequeno, em Lisboa, e Vila Franca de Xira.
"A agenda oculta é tentar proibir a tauromaquia, mas não há coragem política de o admitir", defende secretário-geral da Federação Portuguesa de Tauromaquia.
Julho e agosto viram o número de espetáculos tauromáquicos aumentar em relação a anos anteriores. Até meados de setembro realizaram-se 151 touradas em Portugal Continental.
Associação PróToiro vai triar centenas de mensagens ofensivas deixadas nas redes sociais de João Moura Júnior.
Serão realizadas atividades relacionadas com a temática e dirigidas a todas as idades. Iniciativa é promovida pela PróToiro.
Prótoiro argumentou que intervenção de Graça Fonseca na Assembleia da República foi um "insulto" aos aficionados.
O BE acordou com o Governo para que no OE para 2019 o IVA do espectáculo reduza dos actuais 13% para os 6%, excepto nos tauromáquicos.
Prótoiro acusa o partido de "atacar a cultura portuguesa".
A Prótoiro - Federação Portuguesa de Tauromaquia acusou o PAN de "censura cultural" e de "atacar a cultura portuguesa" ao propor o fim da isenção de IVA.