Livre reúne-se em busca de novos protagonistas após saída de Rui Tavares da liderança
Candidatam-se três listas: uma de continuidade da atual direção e duas divergentes da estratégia que tem sido seguida.
Candidatam-se três listas: uma de continuidade da atual direção e duas divergentes da estratégia que tem sido seguida.
O coporta-voz do Livre avança à SÁBADO que se afasta do cargo com vista ao planeamento estratégico do partido a médio e longo do prazo.
Isabel Mendes Lopes e Jorge Pinto a avançam numa candidatura conjunta ao cargo de porta-vozes.
Dos 1.797 que votaram, 1.779 (99%) escolheram "sim" à pergunta sobre se o Livre deveria apoiar a candidatura de António José Seguro na segunda volta, tendo 18 votado "não".
A decisão será discutida na reunião extraordinária da Assembleia agendada para quarta-feira às 21h00.
Mais de dois terços dos votantes manifestaram apoio à candidatura de Jorge Pinto, enquanto 17,6% preferiam António José Seguro.
O Livre realiza uma consulta interna aos seus militantes, não vinculativa, sobre que candidato deve o partido apoiar nas eleições presidenciais.
O deputado afirma que decidiu avançar após "muita reflexão e excluída a possibilidade de existência de uma candidatura única e agregadora à esquerda".
O valor total de 21.000 milhões de euros foi anunciado pelo Reino Unido no final de uma reunião, em Bruxelas, com mais de 50 países participantes, incluindo Portugal.
"O presidente Putin quer que nos encontremos, até o disse publicamente, e precisamos de acabar com esta guerra, que é um verdadeiro desperdício", confirmou o presidente eleito dos EUA.
Acordo foi assinado esta terça-feira em Lisboa, em São Bento, entre o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
A ex-deputada garante à SÁBADO que as Primárias onde foi eleita no Livre foram controladas por Rui Tavares e pela mulher, Marta Loja Neves. Rui Tavares diz que "é impossível prever o resultado de um processo no qual participam centenas de pessoas" e fala em "acusações e insinuações graves". "E lamento a tentativa de trazer para isto a minha mulher, que não está na política e tratava a Joacine como amiga."
Como é que os partidos vão gastar o dinheiro das subvenções? O PSD deu 10% da subvenção ao CDS (que teve de vender sedes) e o Livre quer apostar no "reforço de meios".
Maryna Mykhailenko reiterou o pedido de Kiev que os aliados cheguem a um entendimento para o fornecimento de caças modernos como os norte-americanos F-16.
A visita a Kiev de Helena Carreiras ocorre a convite de do ministro da defesa ucraniano, Oleksii Reznikov.
A compreensão do nosso comportamento e da forma como ele é influenciado pelo contexto determina a necessidade de que o investimento na construção da paz seja permanente.