
Sinwar, o “carniceiro”
O novo líder do Hamas usou óleo a ferver para obter confissões, enterrou pessoas vivas, matou o sobrinho do homem que o salvou. A ascensão de um homem com sede de vingança.
O novo líder do Hamas usou óleo a ferver para obter confissões, enterrou pessoas vivas, matou o sobrinho do homem que o salvou. A ascensão de um homem com sede de vingança.
Israel anunciou a morte do mentor dos ataques de 7 de outubro, Mohammed Deif, assim como do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh. Mas há vários candidatos ao poder.
Vice-líder do Hamas Saleh al-Arouri foi o fundador das Brigadas Al-Qassam, braço armado do Hamas. Em 2018, os Estados Unidos ofereceram uma recompensa milionária por informações sobre o seu paradeiro.
Em causa está a necessidade de declarar um cessar-fogo para que os reféns israelitas sejam libertados.
O mais novo dos reféns israelitas terá 9 meses, os mais velhos são octogenários. Vários são pacifistas. Todos têm familiares envolvidos em campanhas para os resgatar, mas o país divide-se sobre qual é a melhor forma de os tirar de Gaza com vida.
Israel enfrenta um pesadelo militar em Gaza: a rede de túneis do Hamas, que terá 400 km. Bombas-esponja que podem cegar, drones, óculos de visão noturna, radares e robôs. O exército israelita tenta não repetir a desastrosa incursão subterrânea de 2014.
Ali Qadi era o comandante da unidade Nukhba e foi morto na sequência de um ataque com drone, segundo Israel.
O movimento radical Hamas anunciou nesta quarta-feira que irá dar dois mil dólares (1.456 euros) a todos os presos palestinianos libertados, na passada terça-feira, em troca do soldado israelita Gilad Shalit e que ficaram instalados na faixa de Gaza.
O soldado israelita Gilad Shalit chegou esta terça-feira a Israel depois de ter passado mais de cinco anos numa prisão na Faixa de Gaza, anunciou o porta-voz do exército israelita, general Yoav Mordechai.
O Hamas anunciou ontem ter chegado a acordo com Israel para libertar o soldado Gilad Shalit, capturado em 2006, em troca da libertação de palestinianos.