
Greve de três dias na função pública termina hoje com adesão média de 75%
A federação convocou uma greve nacional dirigida, na quarta-feira, aos técnicos superiores, na quinta-feira aos assistentes técnicos e hoje aos assistentes operacionais.
A federação convocou uma greve nacional dirigida, na quarta-feira, aos técnicos superiores, na quinta-feira aos assistentes técnicos e hoje aos assistentes operacionais.
O salário mínimo para a Administração Pública sobe para 878,41 euros, o que se traduz num aumento de 6,88% face aos 821,83 euros de 2024.
"Não há atualização do subsídio de refeição", mas "há uma atualização das ajudas de custo na ordem dos 5%", adiantou dirigente sindical Maria Helena Rodrigues.
A Operação Picoas surge na pior altura para a dona da MEO, enterrada em 55 mil milhões de euros de dívida. Patrick Drahi tenta corte rápido com Armando para tranquilizar os investidores. Sindicatos temem futuro.
A autodeclaração de doença até três dias será pedida via SNS 24 e validade pela entidade patronal. Trabalhadores podem recorrer a este mecanismo duas vezes por ano.
"Foi-nos dito e está no projeto de diploma que, de janeiro a abril, não vai haver retenção na fonte", garantiu José Abraão.
Nos últimos 12 anos, apenas em 2020 houve aumentos para todos os trabalhadores da Administração Pública, de 0,3%, em linha com a inflação.
A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública apresentou às três estruturas sindicais do setor com poder de negociação uma atualização salarial de 0,9% para o próximo ano
Líder da Frente Comum considerou que os 0,9% propostos pelo Governo são um "sinal acolhido pelo setor privado como um sinal muito negativo quanto à política salarial".
O despedimento coletivo na Altice envolverá 204 trabalhadores.
Na próxima sexta-feira, os sindicatos da Frente Sindical e a Comissão de Trabalhadores da Meo vão concentrar-se à porta da residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa.
Sindicatos querem que o primeiro-ministro se pronuncie sobre o despedimento. A paralisação foi convocada pelos sindicatos da Frente Sindical.
A proposta do Governo prevê a subida do salário mais baixo da administração pública, de 645 euros, para o salário mínimo nacional de 665 euros e da posição remuneratória seguinte, dos atuais 693 euros para 703 euros.
Estruturas sindicais pediram reunião depois de o Governo ter dado por fechada a negociação sem apresentar qualquer proposta de aumentos salariais para 2021, além da atualização do salário mínimo nacional, embora também sem valores.
Arranca este terça-feira a negociação coletiva geral anual, com os representantes dos trabalhadores a exigirem aumentos salariais em 2021.
Está a haver um "aproveitamento" por parte de "alguns serviços" que estão a apresentar acordos para teletrabalho aos funcionários que "penalizam a parte mais débil da relação do trabalho, que é o trabalhador".