Sábado – Pense por si

Raquel Lito

Antepassados do humorista: o palácio que já foi dos Sinel de Cordes

O enfant terrible do humor pertence a uma linhagem que no século XVIII criou uma construção imponente, perto da Feira da Ladra. Rui Sinel de Cordes conta à SÁBADO que terá sido uma herdeira “demasiado ligada aos prazeres da diversão” a vendê-la. Recentemente, abriu ao público no evento Open House, iniciativa da Trienal de Arquitetura.

Admirável Mundo Verde

O mito e o fogo

É praticamente inexistente o debate a montante destas questões. Não se discute porque é que os incêndios se tornaram um drama de dimensões dantescas em Portugal, nem tão-pouco planos para evitar que a situação se agrave no futuro.

Jovens mais promissores
Alexandre R. Malhado

Os jovens mais promissores do País

Da política à cultura, do desporto à investigação, são talentos com provas dadas nas áreas de trabalho e casos sérios de sucesso, no presente e para o futuro. Eis 20 perfis para ficar a conhecer.

Visto de Bruxelas

Visto de Bruxelas

Apesar de o francês predominar em Bruxelas e a região fazer parte tanto da comunidade francesa como da flamenga, a cidade/região é um enclave dentro da Flandres. O país tem ainda uma pequena comunidade alemã. Confuso? Sim, com seis governos a diversos níveis, a Bélgica pode ser um quebra-cabeças para muitos.

Ana Taborda

Os mais luxuosos casamentos reais portugueses

Construíam-se pavilhões, pontes e enormes arcos triunfais para festas que podiam ter três dias seguidos de fogo de artifício. Havia enxovais que valiam mais do que um palácio, joias com 4 mil pedras preciosas e banquetes preparados por 200 pessoas – servidos em mesas com toalhas de ouro.

Filipa Melo

A guerra trancada na cabeça, de Céline

O romance Guerra resume o drama e as contradições da vida de Céline. O destino rocambolesco do original e o enredo autobiográfico merecem um filme de aventuras.

Gonçalo Câmara

Nómadas e Chocolate

Era o último viajante da época e vi uma caravana no parque. Fiquei curioso sobre quem poderia estar ali a dormir.

Marco Alves

Os negócios do Estado Novo com os nazis

Durante a II Guerra Mundial, Salazar negociou tudo o que podia, não só com o velho aliado inglês, mas também com Hitler. E nas grandes cidades do País, grandes e pequenas empresas fizeram o mesmo, incluindo como testas de ferro dos beligerantes.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.