
Pessoa, Tiago Rodrigues e reparações históricas: o teatro e a dança em 2025
Ficções sobre a realidade, histórias familiares, comédias, os grandes autores revisitados, mulheres africanas e humor sobre o racismo: 2025 traz tudo isto aos palcos.
Ficções sobre a realidade, histórias familiares, comédias, os grandes autores revisitados, mulheres africanas e humor sobre o racismo: 2025 traz tudo isto aos palcos.
Mestre de ficções curtas e criadora de personagens poderosas (sobretudo, femininas), a misteriosa autora portuguesa voltou aos livros de contos quase 10 anos depois. Um acontecimento literário.
"Estas nossas ficções não magoam em nada o que aconteceu", descreve o realizador Manuel Pureza, que garante que a série é "uma carta de amor a Abril". Gabriela Barros é a protagonista.
Ficções à parte, talvez a explicação seja mais prosaica: era o nosso Costa que ali estava, ao lado do aniversariante Viktor Orbán, provavelmente em campanha eleitoral para um qualquer cargo europeu, na esperança de que a sua presença não fosse detectada pelos holofotes.
No período de Natal e do fim do ano, ninguém quer saber de ficções complexas, dramas hiper-realistas ou temas fraturantes. A época deve ser tão leve como as bolhas numa flute de champanhe.
O iraniano Jafar Panahi continua a envolver-se em ficções que denunciam casos de opressão no seu país – e sai-se bem, afirma o crítico
Incapazes de assimilar os acontecimentos, sentindo uma inadequação permanente entre situações e atitudes, os Portugueses não aspiram a mais do que a vegetar e a viver num mundo de ilusões e de ficções, razão pela qual se refugiam tantas vezes no imaginário
Ficções colige contos, a novela Diapasão, teatro, guiões, outro tipo de textos, e até a famosa banda desenhada Mário e Isabel
?A Única Mulher? e ?A Impostora? foram as últimas ficções a ser gravadas.
O debate literário, demasiado mole, estava a precisar deste fornicativo ângulo. Andávamos ansiosos em saber o que faz Antunes quando não produz as suas ficções geniais