
Autárquicas. As guerras em Lisboa e no Porto
A distribuição de lugares na capital e a caça ao eleitorado de Rui Moreira na Invicta. O que eles estão a fazer para vencer as duas maiores câmaras do País.
A distribuição de lugares na capital e a caça ao eleitorado de Rui Moreira na Invicta. O que eles estão a fazer para vencer as duas maiores câmaras do País.
Depois de anos a pagar à comissão da AUGI para legalizar as moradias, os proprietários podem ver as suas habitações demolidas. Os idosos da Quinta do Alferes, em Vila Franca de Xira, aguardam uma decisão das autoridades.
Transição de gestão feita sem tempo, demoras de meses para contratar pessoas e comprar equipamentos, falta de diálogo. O contraste entre a gestão dos hospitais que eram PPP, de gestão privada, para EPE, gestão pública, ilustra os problemas na Saúde.
Rui Moreira afirma ser "total" o "fracasso" da ANMP em representar os municípios no âmbito do processo de descentralização de competências do Estado.
Rui Moreira sente que não há "condições" para passar "um cheque em branco" à ANMP para negociar com o Governo a transferência de competências.
Autarquias e associações ainda não viram chegar o dinheiro prometido em julho pelo Governo. No Porto há 140 pessoas a viver na rua e em Lisboa cerca de 360.
O bairro do Aleixo era constituído por cinco torres, das quais restam apenas três, depois de a torre 5 ter sido demolida em 2011 e a torre 4 em 2013.
Criado em 2014, o programa apoia em média com cerca de 130 euros as rendas de casas das famílias em situação de emergência.
Paula Gonçalves, a reclusa despejada pela Câmara do Porto, revelou que a autarquia lhe disse pretender avaliar a possibilidade de integração no programa (Re)Inserir, de habitações para inquilinos que ficaram sem casa devido a prisão
"A habitação social custa muitos milhões de euros aos portuenses, que não aceitam que casas fiquem vazias anos a aguardar que pessoas condenadas por tráfico de droga as voltem a ocupar", sustenta autarquia.
Seguiam numa viatura que foi abalroada por um ligeiro na estrada nacional 236-1, via onde faleceram 47 pessoas devido ao incêndio. Um ano depois, contam o que viveram e o que estão a viver.
Operacionais não esquecem a solidariedade de que foram alvo.
O antigo presidente da câmara de Gondomar foi acusado de beneficiar a "mãe de dois filhos seus" num arrendamento de dois apartamentos.
A Câmara do Porto está a "estudar" com o Governo a possibilidade de transferir os alunos da Escola do Bom Sucesso, enquanto esta estiver em obras, para a do Infante D. Henrique.
Equipa da casa caiu na zona de despromoção
O Presidente da República visitou pessoas sem-abrigo, na sequência do plano de contingência do frio. Habitação permanente, alargamento da intervenção na saúde e integração profissional são algumas das 100 medidas da Estratégia Nacional para a Integração dos Sem-Abrigo.