
Médico Rui Nunes: "Desejo que as pessoas que querem recorrer ao setor privado o façam por escolha"
Médico e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina do Porto teme que haja obrigação "devido à 'falência' do SNS".
Médico e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina do Porto teme que haja obrigação "devido à 'falência' do SNS".
Cada pessoa sente a dor de forma diferente, porque as vivências da infância e juventude influenciam a forma como o cérebro a interpreta. Tratá-la é vital e exige várias terapias. Se não o fizer arrisca-se a perder capacidades cognitivas.
No Porto, vai avançar um estudo para avaliar o grau de conhecimento dos profissionais de saúde e das pacientes sobre este medicamento, usado em Portugal para tratar epilepsia, doença bipolar e enxaqueca.
O médico patologista Fernando Schmitt é um dos maiores especialistas mundiais em cancro da mama e coordena o laboratório RISE, que pretende estimular a investigação clínica em Portugal. Alerta para "dados preocupantes" e quer desmistificar tratamentos.
Médico no Porto, foi já secretário de Estado da saúde ("o melhor dos Governos de Costa") e esteve à frente do São João, no Porto, durante a pandemia. É amigo do ministro e um homem da sua confiança.
Análise está a ser realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
O corpo do rei D. Pedro IV encontra-se na cidade brasileira de São Paulo, já o seu coração está ao cuidado da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, no Porto.
A doença não tem cura e afeta um em cada três portugueses – mas tem vários tratamentos. Os especialistas aconselham a fazer mais do que uma terapêutica e a não desistir perante o que parece ser impossível de derrotar.
Em Itália, Grécia e França, profissionais de saúde serão obrigados a vacinar-se. Bastonários descartam possibilidade em Portugal, um país que sempre aderiu a vacinas e onde casos de médicos ou enfermeiros que não se queiram vacinar são residuais.
Ansiedade, depressão, exaustão, falta de sono e esgotamento. A pandemia aumentou os riscos da saúde mental dos portugueses. Treze especialistas explicam à SÁBADO o que pode fazer para enfrentar os males mais comuns e recuperar a autonomia e a autoestima.
Mortes em casa entre os doentes com covid-19 representa 4,3% do total. Especialistas querem divulgação das circunstâncias em que aconteceram estas mortes.
Primeira vacina foi administrada ao infecciologista António Sarmento, diretor do Serviço de Infecciologia do Hospital de São João, no Porto.
Para António Ferreira, internista do Hospital de São João, "confinar mais, confinar menos, não confinar, não tem efeito naquilo que interessa que é a mortalidade".
Investigação acompanhou 586 grávidas com diabetes (a grande maioria com diabetes gestacional) e avaliou as crianças em três momentos diferentes: aos 4, 7 e 10 de idade.
Os resultados desta investigação poderão abrir caminho a novas formas de tratar a insuficiência cardíaca, uma das principais causas de morte no mundo.
Reunião entre políticos e especialistas sobre a situação da pandemia de Covid-19 em Portugal durou quase cinco horas na Faculdade de Medicina do Porto.