Morreu a investigadora de Literatura Maria Alzira Seixo, aos 84 anos
Maria Alzira Seixo foi professora catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e venceu por duas vezes o Prémio P.E.N. de Ensaio.
Maria Alzira Seixo foi professora catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e venceu por duas vezes o Prémio P.E.N. de Ensaio.
Durante anos a fio os investigadores lecionam com contratos precários e sem remuneração. Académicos e sindicato referem “largas centenas” de casos. Universidades consideram que as aulas fazem parte do pacote remuneratório do contrato, um critério disputado por vários académicos.
Escritora tem 72 anos e é defensora dos direitos das mulheres.
A partir de "Suplicantes", de Ésquilo, a encenadora ensaia uma tragédia contemporânea sobre migrações. A estreia é a 27 e 28 de setembro, em Aveiro.
Pacheco (1925-2008), uma "figura capital da literatura portuguesa do século XX", tem ainda inéditos por publicar, documentos preservados pela família do autor.
Exposições, conversas e leituras de textos do escritor são algumas das iniciativas do programa de celebrações, em Setúbal.
O "American Corner", o programa que conta com um espaço de divulgação de cultura americana no IST foi cancelado, tendo a instituição sido questionada sobre as suas ligações a grupos terroristas.
O bicentenário do autor que inspirou centenas de escritores entre os quais Aquilino Ribeiro e Agustina Bessa-Luís é celebrado por todo o País. Mas os seus livros vão sendo cada vez menos lidos.
Escritora, jornalista e ativista, foi considerada pela BBC uma das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo. A feminista de pensamento revolucionário morreu nesta terça-feira. Era a última sobrevivente das ousadas "Três Marias".
Em dezembro, Maria Teresa Horta foi incluída numa lista elaborada pela estação pública britânica BBC de 100 mulheres mais influentes e inspiradoras de todo o mundo, que incluía artistas, ativistas, advogadas ou cientistas.
Estacionam à beira-rio, mas sem condições. Não têm onde despejar as águas sujas e reabastecerem. A vizinhança queixa-se das concentrações espontâneas, ainda que haja um projeto de construção de um parque com 40 lugares, desde 2015.
Foi regente por duas vezes e assinou um tratado que até Churchill elogiou – o de Methuen. Reforçou a aliança com Inglaterra e defendeu que as mulheres deviam falar de política. Era determinada e solidária
Meio litro de vinho por dia, caminhadas longas totalmente nus e grandes quantidades de vinagre foram dicas para perder peso. Quem as procurava eram os homens.
Fundou das melhores bibliotecas europeias, construiu um aqueduto e o maior monumento nacional: Palácio de Mafra. Mandava em tudo, mas apostou em secretários de estado competentes.
Ter um lugar de destaque no mundo católico era essencial. D. João V conseguiu o patriarcado. Quinze coches de talha dourada foram cruciais.
Sonhei que não tinhas morrido em Abril. Que devaneios do inconsciente me levaram a este cenário? Talvez o paradoxo: é que na Revolução em que tu morreste, eu simbolicamente nasci.