
Procura por mestrados disparou em 20 anos, mas preços são obstáculo
Há mestrados que custam mais de 15 mil euros e até quase 20 mil, mas também há outros com propinas exatamente iguais aos valores das licenciaturas.
Há mestrados que custam mais de 15 mil euros e até quase 20 mil, mas também há outros com propinas exatamente iguais aos valores das licenciaturas.
As universidades portuguesas veem no ChatGPT uma ferramenta útil para complementar a aprendizagem e não um inimigo ao ensino. E há até professores que aceitam que seja usada nos testes.
Número de professores doutorados e contratados pela mesma instituição é ainda bastante elevado em Portugal - 68%. Nova SBE é a única escola do país abaixo dos 10% e o seu diretor acredita que isso está ligado ao sucesso da instituição.
O 3.º ciclo e secundário foram quem mais perdeu, passando de 91 mil docentes para menos de 77 mil em 2019/2020.
Há 28 anos que o SNS, violando a lei, paga comparticipações de medicamentos que deviam ser suportados pelos seguros. Uma jurista do Centro Hospitalar de Lisboa Central avançou com um processo para corrigir situação, mas caso está parado.
Estudo da Nova SBE indica que alunos de origem imigrante têm resultados escolares significativamente abaixo dos alunos de origem portuguesa e são segregados mesmo dentro das escolas.
Ministério da Educação divulgou esta segunda-feira resultados das provas de aferição feitas em janeiro, para avaliar impacto do primeiro confinamento. Responderam alunos do 3.º, 6.º e 9.º ano a provas de Português e Matemática.
Plano proposto custa entre 210 a 694 milhões de euros e é focado em tutorias para Português e Matemática nos alunos do ensino básico (até ao 9. ºano) e em escolas de verão para o 1.º e 2.º ciclo.
Problemas atingem os trabalhadores precários e com salários baixos que perderam o emprego de imediato, frisa economista.
O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças de Mário Centeno é o novo vice-presidente e membro do Comité de Gestão do Banco Europeu de Investimento e assume o cargo já esta sexta-feira.
Lacerda Sales ocupava o cargo de secretário de Estado da Saúde desde o início do mandato do atual executivo, subindo agora na hierarquia do ministério liderado por Marta Temido.
Empresário diz que "vão ser alteradas cadeias de fornecimentos, em que Portugal pode aproveitar, no fundo, as vantagens competitivas que tem e explorar essas novas atividades".
Os acionistas do Santander Totta aprovaram em 13 de dezembro a nova composição da administração.
A nova comissão executiva do banco entra de imediato em funções.
Daniel Traça vai continuar a ocupar o cargo de reitor da faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa nos próximos quatro anos.
Vieira Monteiro deixa a presidência executiva da instituição depois de sete anos a ocupar este cargo.