Associação alerta para "aumento alarmante" de casos de extorsão sexual contra homens
As vítimas dividem-se em dois grupos etários: por um lado, homens à volta dos 30 anos, e, por outro, a partir dos 50 anos.
As vítimas dividem-se em dois grupos etários: por um lado, homens à volta dos 30 anos, e, por outro, a partir dos 50 anos.
O português de 19 anos relata à SÁBADO como foi ameaçado, após conhecer uma mulher numa app de encontros e fazer uma videochamada íntima. As ameaças vieram depois, de uma rede das Filipinas. Casos como este multiplicam-se em Portugal: a APAV regista uma subida acima de 90%, entre 2024 e 2025.
Os cibercriminosos podem utilizar os dados pessoais dos utilizadores para desenvolver golpes direcionados, burlas, cyberbullying, grooming, extorsão sexual e a criação de deepfakes.
Aos 19 anos, André conheceu uma asiática no Tinder e após a videochamada íntima foi ameaçado por WhatsApp. Casos como este multiplicam-se: a APAV regista uma subida acima de 90%, entre 2024 e 2025. Veja o vídeo.
Erick Moreno, de 33 anos, mais conhecido como “o Monstro”, era líder de uma organização criminosa, especializada em extorsão, foi preso após uma operação conjunta da polícia do Paraguai e do Peu na cidade paraguaia de San Lorenzo.
Os militares são suspeitos de terem abordado cidadãos pertencentes a minorias com o intuito de extorquir valores monetário.
De um dia para o outro, os proprietários ficaram sem a casa e foram alvo de ameaças e tentativa de extorsão. Quando foi chamada, a GNR disse que não podia fazer nada.
Mais de 300 agentes peruanos participaram numa operação, que teve como alvo supostos esconderijos e locais de tráfico de pessoas do grupo transnacional Tren de Aragua, um gangue formado numa prisão venezuelana, que expandiu as suas atividades criminosas por toda a América Latina, conhecido por praticar extorsão, sequestros e tráfico de pessoas.
Juízes desembargadores confirmaram condenação do pirata informático pelos crimes de extorsão na forma tentada, violação de correspondência e acesso ilegítimo. Decidiram também devolver vários dispositivos ao hacker e anular a indemnização de três mil euros à Doyen Sports Investments.
Chegou ao fim o julgamento do caso de sequestro e extorsão a Paul Pogba, com o Ministério Público francês a pedir penas de prisão efetiva para todos os seis arguidos, cinco amigos de infância do futebolista e o seu irmão mais velho, Mathias. "Isto é uma história perfeita para vender jornais", defendeu um dos advogados.
Garante que não esteve envolvido no sequestro e tentativa de extorsão de €13 milhões a Paul Pogba, mas diz-se "100% arrependido" de ter publicado vídeos a ameaçá-lo. O julgamento deve chegar ao fim esta quarta-feira, dia 4, e o futebolista francês exige uma indemnização de 250 mil euros.
Pogba dava regularmente dinheiro aos irmãos e amigos de infância – mas a relação azedou e foi vítima de tentativa de extorsão. A história rocambolesca está em tribunal e damos-lhe conta das últimas novidades, que incluem uma despesa de €57.222 numa loja de desporto.
O músico foi acusado de tráfico sexual, extorsão e outros crimes. Numa primeira audiência na terça-feira, um outro juiz já havia negado a fiança ao magnata musical.
O hacker já foi condenado em setembro de 2023 a quatro anos de prisão com pena suspensa, por crimes de extorsão na forma tentada, violação de correspondência agravado e acesso ilegítimo.
Cidadão estrangeiro, de 50 anos, já tinha sido condenado a 18 anos de prisão por sequestro e extorsão.
Rui Pinto foi condenado por extorsão na forma tentada, acesso ilegítimo e acesso indevido. Os juízes concluíram que trabalhou sempre sozinho nos Football Leaks e que nunca houve outros elementos a trabalhar na divulgação dos documentos.