Sábado – Pense por si

Maria Henrique Espada

Álvaro Beleza: "Há uma regra: nunca pedi lugares. Nunca"

Cresceu com os avós, tratou a mãe com esquizofrenia, foi a Praga a meio de uma revolução, candidatou-se a líder do PS, sarou feridas internas, sobreviveu a um cancro, é maçon e recomenda. Diz que a alguns no PS faz falta saberem o que são questões de vida ou de morte. Não são as da política

9
Lucília Galha

Dor crónica: medicamento revolucionário a caminho

Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.

Maria Henrique Espada

O que está dentro da cabeça de Gouveia e Melo?

Ao centro, marchar, marchar: na economia, imigração e democracia. E o que não se sabe sobre onde se situa o almirante: na saúde, na educação, em como exercer o mandato. O que pensa e como pensa o protocandidato.

A doença como um erro no sistema

Se deixar de fumar, mesmo que tenha fumado durante décadas, ao fim de 15 anos o seu corpo terá conseguido limpar todos os vestígios do tabaco e o risco de contrair cancro do pulmão é igual ao de alguém que nunca fumou.

André Almeida Santos

As personagens e os filmes de Daniela Melchior

A ascensão foi meteórica: num ano estava a fazer ficção portuguesa, dois anos depois entrava pela porta grande de Hollywood. Que personagens lhe deram dimensão mundial? Sobretudo, estas quatro.

Cuidados Intensivos

Chicotes e pedregulhos

Ver o Livre a propor acordos é tão cómico como imaginar um anão a convencer os jogadores da NBA a formarem uma equipa com ele. Mas isto, que faz rir os gentios, manifestamente não diverte o PS, que se vê tratado por Rui Tavares como se fosse mais um grupelho de esquerda, sem dignidade ou maneiras.

Susana Lúcio

Como é ser pai depois de ter sido avô

Têm mais experiência de vida do que os pais jovens e desfrutam mais do presente. Três pais tardios contam à SÁBADO como é viver uma paternidade grisalha.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana